Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Jack Dorsey
(Divulgação)

Ciência e Tecnologia

Índia, Nigéria e Turquia ameaçaram fechar o Twitter, diz Jack Dorsey

Índia, Nigéria e Turquia ameaçaram fechar o Twitter a menos que ele cumprisse as ordens de restrição de contas, alegou o cofundador Jack Dorsey.

Dorsey, que renunciou ao cargo de CEO do Twitter em 2021, disse na segunda-feira que a Índia ameaçou a empresa com um fechamento e batidas contra funcionários se ela não atendesse às solicitações do governo para retirar postagens e restringir contas que criticavam o governo por protestos de agricultores. em 2020 e 2021.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Isso se manifestou de maneiras como: ‘Vamos fechar o Twitter na Índia’, que é um mercado muito grande para nós; ‘vamos invadir as casas de seus funcionários’, o que eles fizeram; e esta é a Índia, um país democrático”, disse Dorsey em entrevista ao programa de notícias do YouTube, Breaking Points.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O governo do primeiro-ministro Narendra Modi negou repetidamente o envolvimento em censura online e disse na terça-feira que as afirmações de Dorsey eram uma “mentira absoluta”.

“Ninguém foi preso nem o Twitter foi ‘desligado’. O regime do Twitter de Dorsey teve problemas para aceitar a soberania da lei indiana”, disse Rajeev Chandrasekhar, ministro júnior de tecnologia da informação, em um post no Twitter.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os protestos dos agricultores contra as reformas agrícolas duraram um ano e estão entre os maiores enfrentados pelo governo de Modi e seu partido nacionalista hindu Bharatiya Janata (BJP). Os fazendeiros encerraram os protestos no final de 2021 após ganhar concessões.

“A Índia é um país que recebeu muitos pedidos de nós sobre o protesto dos agricultores, sobre determinados jornalistas que criticavam o governo”, disse Dorsey.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Durante os protestos, o governo indiano buscou um “bloqueio de emergência” da hashtag “provocativa” do Twitter “#ModiPlanningFarmerGenocide” e dezenas de contas.

O Twitter inicialmente obedeceu, mas depois restaurou a maioria das contas, citando “justificativa insuficiente” para continuar as suspensões.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Nas semanas seguintes, a polícia indiana visitou um escritório do Twitter como parte de outra investigação ligada à marcação de postagens de alguns partidos governistas como manipuladas. O Twitter na época disse que estava preocupado com a segurança da equipe.

Dorsey, em sua entrevista, disse que muitos pedidos de remoção de conteúdo durante os protestos dos agricultores eram “em torno de determinados jornalistas que criticavam o governo”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Desde que Modi assumiu o cargo em 2014, a Índia caiu de 140º no Índice Mundial de Liberdade de Imprensa para 161º este ano, entre 180 países, sua classificação mais baixa de todos os tempos.

Nigéria, Turquia

Dorsey também alegou pressão semelhante dos governos da Nigéria e da Turquia, que restringiram a plataforma em seus países em diferentes pontos ao longo dos anos antes de suspender essas proibições.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na Nigéria, o Twitter não podia nem colocar seus funcionários no país por medo do que o governo poderia fazer com eles, disse Dorsey ao Breaking Points.

Sob Muhammadu Buhari, que foi presidente da Nigéria de maio de 2015 a maio de 2023, o país teve um relacionamento turbulento com o Twitter, que costumava ser uma saída para jovens, sociedade civil e outros dissidentes disseminando informações sobre abusos dos direitos humanos por parte do governo.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em junho de 2021, o ministro da Informação da Nigéria, Lai Mohammed, alegou que Dorsey foi responsável pela destruição de propriedade do estado e perda de vidas durante protestos contra a brutalidade antipolicial em outubro de 2020.

O funcionário estava se referindo ao tweet de Dorsey apoiando as atividades de arrecadação de fundos dos manifestantes no Twitter.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A maior democracia da África suspendeu o Twitter em 2021 depois de remover uma postagem de Buhari que ameaçava punir separatistas regionais. As autoridades suspenderam a proibição de sete meses em janeiro de 2022, depois que o Twitter concordou em abrir um escritório local, entre outros acordos com as autoridades.

“O Twitter concordou em agir com um reconhecimento respeitoso das leis nigerianas e da cultura e história nacionais sobre as quais essa legislação foi construída”, disse Kashifu Inuwa Abdullahi, diretor-geral da Agência Nacional de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação, em um comunicado na época.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mas ainda não está claro quais eram as condições e se o Twitter as cumpriu.

Em abril de 2021, o Twitter abriu seu escritório na África no vizinho Gana, afirmando que o apoio à liberdade de expressão e às liberdades online tornava sua capital, Accra, um local preferido. De fato, uma das funções anunciadas para o novo escritório era para um curador focado na Nigéria.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O escritório acabou sendo fechado e a equipe dispensada após a aquisição de Elon Musk.

Referindo-se à Turquia, Dorsey disse ao Breaking Points: “A Turquia é muito semelhante [à Índia], recebemos muitos pedidos da Turquia. Lutamos contra a Turquia em seus tribunais e muitas vezes vencemos, mas eles ameaçaram nos fechar constantemente”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Não houve reação imediata das autoridades nigerianas e turcas.

Big Tech vs Modi

Na Índia, onde Modi e seus ministros são usuários prolíficos do Twitter, ativistas da liberdade de expressão dizem que o governo recorre à censura excessiva de conteúdo que considera crítico ao seu funcionamento.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Índia mantém que suas ordens de remoção de conteúdo visam proteger os usuários e a soberania do estado. Mas grupos de direitos e defesa levantaram preocupações sobre os direitos humanos e a liberdade de expressão no país.

Os comentários de Dorsey novamente destacam as lutas enfrentadas pelos gigantes estrangeiros da tecnologia que operam sob o governo de Modi. Seu governo muitas vezes criticou o Google, o Facebook e o Twitter por não fazerem o suficiente para combater o conteúdo falso ou “anti-Índia” em suas plataformas, ou por não cumprirem as regras.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os comentários do ex-CEO do Twitter chamaram a atenção de todos, pois é incomum que empresas globais que operam na Índia critiquem publicamente o governo.

No ano passado, a Xiaomi disse em um processo judicial que a agência de crimes financeiros da Índia ameaçou seus executivos com “violência física” e coerção, uma alegação que a agência negou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Twitter foi comprado por Musk em um acordo de US$ 44 bilhões no ano passado.

O ministro Chandrasekhar disse que o Twitter sob Dorsey e sua equipe violou repetidamente a lei indiana. Ele não nomeou Musk, mas acrescentou que o Twitter está em conformidade desde junho de 2022.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

quais alimentos nunca devem ser cozidos

Curiosidades

As air fryers se tornaram os queridinhos da cozinha nos últimos anos, conquistando o público com a promessa de frituras mais saudáveis e práticas....

Últimas Notícias

Após o assassinato de três funcionários da Polícia Militar chilena, o governo estabeleceu um toque de recolher em três localidades da Província de Arauco....

Ciência e Tecnologia

Elon Musk,  CEO da SpaceX e da Tesla, não esconde sua ambição de colonizar Marte. Em uma recente reunião nas instalações da SpaceX em...

Brasil

Um homem de 38 anos, natural de São Paulo, morreu neste sábado (27) após ser atacado por quatro cães da raça pitbull no quintal...

Brasil

A tragédia que vitimou 10 pessoas na madrugada de sexta-feira (26) em uma pousada no Bairro Floresta, em Porto Alegre, segue com cinco vítimas...

Brasil

Neste sábado (27), uma carreta desgovernada atingiu onze carros e uma motocicleta no perímetro urbano da BR-135, próximo ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Casa em Mongaguá

São Paulo

Um casal de idosos, residentes em Mongaguá, litoral de São Paulo, escapou por pouco de ter sua casa de herança vendida por golpistas. O...

Brasil

Na última sexta-feira (26/4), durante a Assembleia Geral dos Acionistas do Banco do Brasil (BB), foi definido que o salário da presidente da instituição,...

Últimas Notícias

O Senado do México aprovou na quinta-feira um projeto de lei que proíbe a chamada terapia de conversão no país. Esse tipo de tratamento...

São Paulo

O presidente do Sindicato do Metalúrgicos de São José dos Campos, Weller Gonçalves, entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) uma carta...

Últimas Notícias

A Polícia Civil localizou a mulher envolvida no caso em que teria levado seu filho de cinco anos à força das mãos da avó...

São Paulo

Uma fábrica clandestina de palmito juçara foi desativada e um homem foi multado em R$ 895 mil em Sete Barras, no interior de São...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit