Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na manhã desta quinta-feira (15), o ministro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, anunciou que a Corte Eleitoral realizará o projeto-piloto do uso de biometria nos testes de integridade em um grupo de 56 urnas eletrônicas distribuídas em 18 Estados e no DF.
A declaração de Moraes foi feita após uma simulação realizada no TSE nesta manhã de como funcionará o teste no dia da votação.
Na terça-feira (13), o TSE atendeu pedido dos militares e acatou a proposta que enfrentava resistências internas na Corte.
Por unanimidade, o plenário do TSE aprovou a realização de testes de integridades com o uso de biometria.
A proposta dos militares estabelecia que o projeto usaria de 32 a 64 urnas dos 640 equipamentos que já passariam pelo teste de integridade normalmente.
Em discurso na Corte Eleitoral, Alexandre de Moraes afirmou que, após a aprovação do projeto, o TSE entrou em contato com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para saber sobre: as capacidades técnicas, financeiras e operacionais de cada tribunal para conduzir o teste.
“A Justiça Eleitoral, como sempre, é aberta à inovação, a sugestões, mantendo o que vem dando certo e o que vem garantindo a total lisura das eleições. E repito, vamos testar esse projeto piloto para ver se vale a pena ou não”, afirmou o presidente do TSE.