Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Estamos no Telegram! Clique aqui e receba o que é relevante em primeira mão
O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), reduziu de 10 anos para 7 anos e meio a pena de prisão do empresário Marcelo Odebrecht com os procuradores da Operação Lava Jato em 2016.
Com a decisão do magistrado, o empresário ficará livre de qualquer restrição a partir do fim deste ano. A redução da pena está prevista pelo acordo de delação premiada negociado por Marcelo Odebrecht.
A delação do empresário foi considerada positiva pelos integrantes do órgão e a redução de pena concedida ao executivo. Marcelo foi o único entre os 77 executivos da Odebrecht que teve essa possibilidade prevista em sua delação.
Alvo da extinta “lava jato”, Marcelo foi preso em junho de 2015 e, em março de 2016, foi condenado a 19 anos e 4 meses de prisão pelo então juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. Os crimes cometidos foram de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Em dezembro de 2016, a Odebrecht assinou acordo de leniência com o Ministério Público Federal em que se comprometeu a pagar R$ 8,5 bilhões como multa por seus malfeitos.
Em 2017, Marcelo passou para a prisão domiciliar e teve de usar tornozeleira eletrônica.