Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta quarta-feira (11), o Supremo Tribunal Federal (STF) analisa se mantém a decisão que afastou do cargo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, por 90 dias. O julgamento teve início à meia-noite e será concluído às 23h59. Até o momento, já há cinco votos para manter o afastamento, faltando apenas um para chegar à maioria.
Até o momento, os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cármen Lúcia e Dias Toffoli seguiram o voto de Alexandre de Moraes para manter o emedebista afastado. Os demais ministros ainda vão votar.
Após os atos de vandalismo, Ibaneis Rocha foi afastado do cargo por decisão do ministro do Supremo Alexandre de Moraes. Em seguida, ele declarou que respeita a decisão do ministro e repudiou os ataques.
O afastamento foi deferido na madrugada de domingo (8), no mesmo dia dos atos de vandalismo que depredaram as instalações da sede da Corte, do Congresso e do Palácio do Planalto. Na determinação, Moraes citou descaso e omissão por parte do governador e do então secretário de Segurança do DF, Anderson Torres, que foi exonerado.
Pela decisão, o prazo de 90 dias de afastamento é inicial. Além disso, todos os demais itens da decisão serão julgados pelos demais ministros da Corte no plenário virtual. Os ministros podem, ainda, pedir vista (mais tempo para análise), o que paralisa o julgamento, ou destaque (que zera o placar e manda o caso para o plenário físico).