Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na noite desta segunda-feira (22), o novo juiz da Operação Lava Jato, Eduardo Appio, foi afastado cautelarmente da 13ª Vara de Curitiba pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região).
Segundo o tribunal, Eduardo Appio foi o autor de ligação com ameaças ao filho do desembargador Marcelo Malucelli, que anulou decisão do juiz no caso Tacla Durán.
Appio terá o prazo de 15 dias para apresentar “defesa prévia”, contados partir “da ciência desta decisão”, afirma o documento.
A ordem judicial determina “a devolução e acautelamento do desktop, notebook e celular funcionais utilizados pelo referido Juiz Federal”.
No mês passado, Malucelli travou processo de revogação do mandado de prisão do advogado Rodrigo Tacla Durán, que fora ordenada pelo novo juiz da Lava Jato.
Durante entrevista à GloboNews, nesta segunda-feira (22), Appio admitiu que usou a sigla “LUL22” como login no sistema de Justiça Federal do Paraná com uma forma de “protesto” contra a prisão de Lula.
“A questão de alguns anos atrás, quando o atual presidente Lula ainda estava preso, a minha sigla de acesso no sistema de acesso da Justiça Federal era LUL22. Na época eu trabalhava com matéria previdenciária e esse foi um protesto isolado, individual meu quanto a uma prisão que eu reputava ilegal”, disse o juiz em entrevista à GloboNews.
Eduardo Appio também disse como pretende apagar todo o legado da Operação Lava Jato, a partir de um caso de suposto grampo na cela do doleiro Alberto Yousseff em 2014.