Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O governo brasileiro concedeu na manhã desta terça-feira (5), o status de refugiado para 21.432 venezuelanos que deixaram o país por causa da crise humanitária.
A decisão foi tomada pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e o número representa quase o dobro de todos os refúgios concedidos desde o início da abertura do Conare, em 1997, que é de 11.231.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
O diretor do Departamento de Migrações do Ministério da Justiça, André Furquim, explicou qual foi o critério para conceder o status. “Quando a gente chegou no perfil considerado seguro para conceder o beneficio, a gente ainda fez uma avaliação de antecedentes [criminais], por meio de cruzamento com vários bancos de dados existentes, porque a lei de refúgio prevê situações em que as pessoas não podem ser beneficiadas pelo instituto. O que foi apresentado aos integrantes do Conare: ‘Olha, nós temos segurança de dizer para os senhores que a gente tem esses processos com esse perfil, então os senhores podem deliberar a respeito da condição de refúgio’.”
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO