Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

Rússia denuncia censura do YouTube e diz que pode suspender a plataforma no país

A agência reguladora russa das telecomunicações, Roskomnadzor, ameaçou nesta quarta-feira (29/9) bloquear o YouTube se a plataforma não acabar com a suspensão das contas da rede televisão pública RT na Alemanha, que foi considerada “censura” pelas autoridades de Moscou.

O organismo russo afirmou que solicitou ao Google, proprietário do YouTube, que “acabe o mais rápido possível” com as restrições aos canais do YouTube RT DE e Fehlende Part.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

E recordou que a “lei prevê uma suspensão total ou parcial de acesso se o proprietário de uma plataforma não cumprir uma advertência da Roskomnadzor”.

YouTube bloqueou na terça-feira as contas da RT DE e Der Fehlende Part por violação das regras internas da comunidade, com a divulgação de “informações falsas” sobre o coronavírus e por tentar contornar uma suspensão de download.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Kremlin chamou a decisão de “censura” e afirmou nesta quarta-feira que não descarta a “adoção de medidas coercitivas contra esta plataforma para que respeite as leis russas”.

“Há sinais que mostram que as leis russas foram violadas de maneira grosseira. Está relacionado com a censura e com os obstáculos à divulgação de informações”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Algumas horas antes, o ministério russo das Relações Exteriores acusou em um comunicado as autoridades alemãs de “ter estimulado” a decisão, que teria o objetivo de “calar” um meio de comunicação que os incomoda.

Neste contexto, “adotar medidas de represália simétricas contra a mídia alemã na Rússia (…) parece não apenas apropriado, como necessário”, afirmou o ministério.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Steffen Seibert, porta-voz do governo da Alemanha respondeu que as autoridades do país não têm “nada a ver” com a suspensão da RT e advertiu que “qualquer um que defenda represálias não mostra um respeito adequado à liberdade de imprensa”.

A RT, que transmite em inglês, francês e espanhol, é considerada parte da propaganda do Kremlin no exterior.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com a imprensa alemã, o YouTube bloqueou as contas da RT DE porque o grupo tentou, por meio de sua emissora Der Fehlende Part, passar por cima da proibição de divulgação de novos vídeos durante uma semana após a divulgação de desinformação sobre o coronavírus.

Segundo a RT, esta suspensão acabaria na quarta-feira e teve como objetivo prejudicar seu bom funcionamento nos dias próximos às eleições legislativas alemãs, em 26 de setembro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Rússia intensificou a ofensiva contra as grandes redes sociais e plataformas digitais nos últimos meses e as acusou de atuar a favor dos interesses ocidentais.

Entre outras medidas, o governou forçou Google e Apple a bloquear na Rússia uma série de conteúdos vinculados ao opositor detido Alexei Navalny. O ativista acusou as empresas de “cumplicidade” com a censura exercida pelo presidente Vladimir Putin.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fontes das empresas deram a entender que cederam à Rússia porque seus funcionários no país corriam o risco de detenção.

Os países ocidentais consideram que a Rússia organiza campanhas de desinformação nas redes sociais para espalhar a discórdia ou para interferir com fins eleitorais, como aconteceu nas presidenciais americanas de 2016.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As redes sociais são espaços de liberdade de expressão utilizados pelos adversários do Kremlin.

Mas o governo russo exige agora que os gigantes das telecomunicações moderem os conteúdos na Rússia o sigam as normas do país, muito severas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Por exemplo, as autoridades russas podem declarar “extremista” qualquer organização crítica ao governo e pedir que suas publicações sejam bloqueadas. E é exatamente o que fazem com o movimento de Navalny.

O Twitter, acusado de não retirar conteúdos considerados ilegais, funciona muito lentamente na Rússia desde março.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os vídeos, fotos e outros conteúdos mais pesados são muito difíceis de fazer o download.

Em janeiro, Putin afirmou que os gigantes da internet “competiam” com os Estados e denunciou suas “tentativas de controlar brutalmente a sociedade”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Rússia aprovou em 2019 uma lei para o desenvolvimento de uma internet soberana. As autoridades negam o desejo de construir uma rede nacional sob seu controle, como acontece na China, mas é exatamente o que temem a oposição e as ONGs.

As redes sociais já são obrigadas a armazenar em território russo os dados de seus usuários russos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além disso, as empresas digitais terão que abrir em breve representações oficiais que serão responsáveis por “qualquer infração à lei russa”.

*Com informações de AFP

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Destaques

Um surto da infecção “Mpox” (viruela símica), causada por um vírus que foi detectado em humanos na década de 1970, está se alastrando na...

Rússia Otan Rússia Otan

Últimas Notícias

China deve interromper o apoio à invasão da Rússia na Ucrânia se quiser manter boas relações com o Ocidente, alertou nesta quinta-feira o secretário-geral...

Últimas Notícias

Durante uma entrevista concedida ao jornal Jangadeiro na última quarta-feira (24), o ex-candidato à presidência, Ciro Gomes, fez declarações contundentes, acusando o Partido dos...

Pacheco Pacheco

Últimas Notícias

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), criticou nesta quinta-feira (25) a decisão do governo Lula de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra...

Felipe Neto Felipe Neto

Últimas Notícias

O embate entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o influenciador de esquerda Felipe Neto escalou para medidas legais após...

Celebridades

A supermodelo internacional Gisele Bündchen foi detida pela polícia na quarta-feira (24) em Surfside, Flórida, enquanto dirigia seu Mercedes G Wagon cinza. O momento,...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

preso carro dos correios

Últimas Notícias

Um homem de 33 anos foi preso em flagrante na tarde da última terça-feira (23) após roubar um carro dos Correios no bairro Nova...

Últimas Notícias

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a solicitar à Polícia Federal (PF) uma investigação mais profunda sobre os persistentes...

Últimas Notícias

Uma advogada de 34 anos, natural de Mato Grosso do Sul, foi presa em Itanhaém, no litoral de São Paulo, na manhã de quarta-feira...

Brasil

O Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) do Brasil integrou o Time Azul no Locked Shields 2024 (LS 24), realizado entre 22 e 26 de...

Últimas Notícias

Um acidente de trânsito entre um ônibus articulado e um carro deixou cinco pessoas feridas na tarde desta quinta-feira (25), na Avenida Paulista, no...

Brasil

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) cancelou simultaneamente 76 multas emitidas à Viação Águia Branca, uma das maiores empresas de ônibus do país....

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit