Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em discurso no Conselho de Segurança da ONU, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que é preciso submeter os responsáveis pela invasão russa à Ucrânia a um tribunal semelhante ao Tribunal de Nuremberg, que julgou os nazistas após a Segunda Guerra Mundial.
Na declaração, Zelensky defendeu uma reestruturação nas Nações Unidas para garantir a segurança internacional. “Os militares russos devem ser levados à Justiça imediatamente, por conta de crimes de guerra na Ucrânia. E todos os que deram as ordens e são responsáveis por matar nossa população devem ser conduzidos a um tribunal que deve ser semelhante ao Tribunal de Nuremberg. Criminosos não escaparam de punição após a Segunda Guerra Mundial. É hora de transformar o sistema das Nações Unidas”, afirmou.
De acordo com o presidente ucraniano, se a ONU tivesse repreendido o ditador russo Vladimir Putin, no passado, talvez não houvesse guerra na Ucrânia.
“Se a tirania tivesse recebido uma resposta, ela deixaria de existir e a paz teria sido garantida. O mundo já teria mudado. Portanto, talvez não houvesse guerra contra nosso povo. O mundo observou e não quis ver a ocupação na Crimeia, a guerra na Geórgia, ou em Moldova”, disse Zelensky.