A Starbucks Corp disse nesta segunda-feira (23) que sairá do mercado russo após quase 15 anos, com a rede de café se juntando ao McDonald’s Corp marcando o fim da presença de alguns dos principais marcas ocidentais no país.
A Starbucks, com sede em Seattle, tem 130 lojas na Rússia, operadas por seu licenciado Alshaya Group, com quase 2.000 funcionários no país.
A decisão da Starbucks de encerrar suas operações na Rússia é diferente da abordagem que algumas outras empresas estrangeiras adotaram.
O McDonald’s disse na semana passada que estava vendendo seus restaurantes na Rússia para seu licenciado local Alexander Govor para ser renomeado com um novo nome, mas manterá suas marcas registradas, enquanto a francesa Renault (RENA.PA) está vendendo sua participação majoritária na maior montadora da Rússia com um opção de recomprar a participação.
Uma série de outras empresas ocidentais, incluindo Imperial Brands e Shell, estão cortando laços com o mercado russo ao concordar em vender seus ativos no país ou entregá-los a gerentes locais.
Em março, a Starbucks fechou suas lojas e suspendeu todas as atividades comerciais na Rússia, incluindo o envio de seus produtos para o país, após a invasão da Ucrânia por Moscou.
A empresa, que abriu sua primeira loja na Rússia em 2007, disse que continuará apoiando seus funcionários lá, inclusive pagando-os por seis meses.
A Starbucks não forneceu detalhes sobre o impacto financeiro da saída. O McDonald’s havia dito que receberia um encargo não monetário de até US$ 1,4 bilhão.
*Com informações de Reuters