Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta quarta-feira (27), a Ucrânia anunciou que as atividades nos portos foram retomadas para exportar os grãos bloqueados desde o início da invasão russa há 5 meses e, na tentativa de recuperar território, seu exército atacou uma ponte estratégica na cidade ocupada de Kherson.
“Como parte da assinatura do acordo sobre a liberação dos portos ucranianos para a exportação de grãos, os portos de Odessa, Chornomorsk e Pivdennyi retomaram seu trabalho”, informou a Marinha ucraniana no Telegram.
O anúncio ocorre após Ucrânia e Rússia assinarem acordos em Istambul, sob mediação da ONU, para aliviar a crise alimentar global e criar “corredores seguros” no Mar Negro.
Os pactos incluem a criação em Istambul de um centro de coordenação para supervisionar a retomada do transporte de grãos.
O organismo foi formalmente inaugurado pela Turquia nesta quarta-feira e ficará encarregado de realizar inspeções aos navios que saem e chegam a Istambul para garantir que apenas transportem grãos.
Pouco antes, as autoridades russas de ocupação em Kherson indicaram que a artilharia ucraniana havia atingido a ponte Antonovski sobre o rio Dnieper. A infraestrutura é fundamental para o abastecimento da cidade e conecta com o restante da região.