Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta sexta-feira (07), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Covid, anunciou que irá protocolar um requerimento para afastar Alexandre Ramagem da direção da Abin (Agência Brasileira de Inteligência).
Na justificativa que compartilhou nas redes sociais, o parlamentar cita a capa da revista Crusoé, na qual a manchete trata sobre o presidente Jair Bolsonaro ter supostamente posto a Abin no ‘contra a CPI’.
A publicação de Randolfe cita ainda a Lei 1579/1952, que afirma ser crime impedir, ou tentar impedir, mediante violência, ameaça ou assuadas, o regular funcionamento de Comissão Parlamentar de Inquérito ou o livre exercício das atribuições de qualquer dos seus membros.
A matéria citada pelo senador trata sobre a suposta tentativa de Bolsonaro em conseguir “arrastar” governadores para dentro das investigações da CPI. Segundo a Crusoé, a “estratégia” seria tirar o foco do Planalto e dividir o desgaste da investigação com um número maior de políticos.
Segundo a revista, uma “demanda urgente” foi encaminhada pela Abin aos agentes de inteligência em todos os estados do país, determinando uma “compilação de dados” sobre “irregularidades relacionadas à pandemia”.
As demandas seriam para o âmbito estadual e municipal, e foram enviadas pelo WhatsApp.