Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
No afã de divulgar ações do governo Lula, a página Choquei no Twitter, atribuiu falsamente a queda da desigualdade no Brasil em 2022, que caiu ao menor nível em 10 anos, a Lula. No entanto, os dados são de 2022. O post recebeu uma advertência do Twitter ferramenta de “checagem”, com base em uma reportagem do jornal O Globo.
“Pela primeira vez em uma década, a desigualdade no Brasil caiu para o menor nível, com o auxílio de R$ 600 do governo Lula e a melhora do mercado de trabalho”, escreveu a página lulista.
“Segundo o IBGE, o menor nível de desigualdade desde o início da série histórica ocorreu em 2022. Na época, Lula não era presidente. Especialistas apontam que a causa para queda na desigualdade foi a criação do Auxilio Brasil. Esse benefício não foi criado pelo governo Lula”, apontou o recurso de checagem do Twitter.
Os dados divulgados nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o chamado índice de Gini do rendimento domiciliar per capita – que é um indicador de desigualdade – caiu de 0,544 em 2021 para 0,518 em 2022. O índice varia de 0 a 1. Quanto mais perto de 1, maior é a desigualdade de um país. O resultado ficou também abaixo de 2019, antes da pandemia, quando era de 0,544.