Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Estamos no Telegram! Clique aqui e receba o que é relevante em primeira mão
Nesta terça-feira (17), o Ministério da Saúde disse, que identificou uma tentativa de acesso indevido aos sistemas ConecteSUS, e-SUS Notifica e SI-PNI, que reúnem dados sobre vacinação contra a Covid-19 e outros dados médicas da população brasileira.
O primeiro ataque aconteceu no dia 10 de dezembro do ano passado e deixou indisponível o eSUS Notifica, o SI-PNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização) e o Conecte SUS. Na madrugada do dia 12 para o dia 13 do mesmo mês, um novo ataque comprometeu emails, telefones e a intranet do ministério.
De acordo com o governo, a tentativa de acesso foi identificada pelo Departamento de Informática do SUS (DataSUS), na segunda-feira (16/5). Nesta terça, o órgão iniciou uma manutenção corretiva nos sistemas “para resguardar as informações”.
Para resguardar as informações, os acessos foram suspensos até que toda a análise seja realizada. Leia a nota divulgada pelo Ministério da Saúde na íntegra:
“O Ministério da Saúde Informa que as plataformas Conecte SUS, e-SUS Notifica e SI-PNI se encontram em manutenção corretiva, com previsão de retorno para as 16h. O Departamento de Informática do SUS (Datasus) identificou nessa segunda-feira (16) uma tentativa de acesso indevido e para resguardar as informações, os acessos foram suspensos até que toda a análise seja realizada. Vale ressaltar que a manutenção não causou impacto nos dados das plataformas”, disse a pasta.