Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Os EUA bombardearam nesta sexta-feira (13), cinco depósitos de armas das milícias xiitas apoiadas pelo Irã no Iraque. Segundo o Pentágono, os atentados foram uma retaliação por disparos de mísseis por essas milícias da Base da Força Aérea de Taji, a noroeste de Bagdá, onde dois americanos e um britânico foram mortos na quarta-feira (11).
Autoridades dos EUA disseram que vários ataques de caças atingiram cinco locais e atingiram principalmente instalações de armas do Kataib Hezbollah no Iraque. Um comunicado do Departamento de Defesa disse que os ataques atingiram cinco instalações de armazenamento de armas “para degradar significativamente sua capacidade de realizar ataques futuros”.
“Os Estados Unidos não tolerarão ataques contra nosso povo, nossos interesses ou nossos aliados”, disse o secretário de Defesa Mark Esper. “Como demonstramos nos últimos meses, tomaremos as medidas necessárias para proteger nossas forças no Iraque e na região”.
A declaração do Pentágono disse que as instalações atingidas pelos ataques de precisão foram usadas para armazenar armas usadas para atacar as forças dos EUA e da coalizão. Ele chamou o contra-ataque de “defensivo, proporcional e em resposta direta à ameaça” apresentada pelos grupos de milícias xiitas apoiados pelo Irã.