Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na manhã desta quinta-feira (10), o presidente da CPI da Covid no Senado, Omar Aziz, anunciou que a comissão e a Casa irão recorrer da decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, de autorizar o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), a não comparecer à CPI.
Pela decisão, ele poderia ficar em silêncio se fosse à CPI. A assessoria do governador afirmou, entretanto, que ele não vai comparecer.
O depoimento de Wilson Lima, o 1º de um governador à CPI, estava marcado para esta quinta-feira (10). O governador do Amazonas acionou o STF contra a convocação na última terça (8).
Ao analisar o caso, Rosa Weber entendeu que, como Wilson Lima é investigado e foi denunciado, não é obrigado a se incriminar no depoimento à CPI.
“Constato que o paciente [governador] não apenas está sendo investigado no âmbito da Operação Sangria, mas também figura como denunciado […]. Evidencia-se inequivocamente a sua condição de acusado no contexto de investigações que apuram o desvio e má aplicação de verbas públicas federais no âmbito da execução das políticas de saúde para o enfrentamento da pandemia”, escreveu a ministra.