Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O primeiro-ministro Justin Trudeau disse nesta terça-feira (22) que seu Partido Liberal chegou a um acordo com o Novo Partido Democrático, de oposição de esquerda, que manterá seu partido no poder até 2025. A informação é do veículo canadense CBC News.
“O que isso significa é que durante esse período incerto o governo pode funcionar com previsibilidade e estabilidade, apresentar e implementar orçamentos e fazer as coisas para os canadenses”, disse Trudeau.
O Partido Liberal de Trudeau foi reeleito em setembro, mas não conseguiu a maioria dos assentos no Parlamento e deve contar com a oposição para aprovar a legislação. O partido NDP apoiará os liberais de Trudeau em troca de acordos sobre planos farmacêuticos e odontológicos, mas não terá um legislador no gabinete de Trudeau e Trudeau disse que o NDP não terá veto em nenhum orçamento ou qualquer outra legislação.
“Nós concordamos em trabalhar juntos”, disse Trudeau. “Trata-se de focar no que concordamos em vez do que discordamos.”
O líder do NDP, Jagmeet Singh, disse que não é um governo de coalizão e se os liberais não cumprirem as condições, o acordo não continua. Mas ele disse que está confiante de que vai funcionar.
Manifestantes anti-vacinas e caminhoneiros que cercaram partes de Ottawa, a capital, pediram a derrubada do governo de Trudeau no início deste ano. Agora ele tem a certeza de permanecer no poder por algum tempo.
“Isso nada mais é do que uma tomada de poder de Justin Trudeau”, disse a líder interina do Partido Conservador, Candice Bergen.
Trudeau disse que planeja concorrer novamente quando a próxima eleição for realizada, que deve ser até 2025.
“Como já disse várias vezes, estou planejando continuar servindo aos canadenses durante e além das próximas eleições ”, disse Trudeau.