Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta segunda-feira (4), um foguete da SpaceX, contando com três astronautas norte-americanos e um cosmonauta russo a bordo, alçou voo majestoso desde o Centro Espacial Kennedy, na Flórida, com destino à Estação Espacial Internacional (ISS).
Em uma colaboração entre a empresa de Elon Musk e a NASA, esta marca a oitava missão espacial liderada pela SpaceX. A tripulação está programada para permanecer na ISS até o final de agosto, dedicando-se a aproximadamente 250 experimentos em microgravidade.
A decolagem do foguete Falcon 9, com seus impressionantes 25 andares de altura e nove potentes motores, foi registrada em um vídeo publicado pela NASA no X (antigo Twitter).
O lançamento, inicialmente agendado para a madrugada de domingo (3), foi adiado devido a “ventos fortes” ao longo da costa atlântica da Flórida.
A bordo da missão, o comandante Matthew Dominick, piloto de testes da Marinha dos EUA, embarca em sua primeira jornada espacial, acompanhado pelo astronauta veterano da NASA Michael Barratt, médico que acumula dois voos anteriores para a estação espacial, incluindo duas caminhadas espaciais.
A equipe é complementada pela astronauta da NASA Jeanette Epps, engenheira aeroespacial e ex-oficial de inteligência técnica da CIA, juntamente com o cosmonauta Alexander Grebenkin, ex-engenheiro aeronáutico militar.
A viagem científica, prevista para seis meses, promete uma série de descobertas enquanto a tripulação contribui para o avanço do conhecimento humano no ambiente desafiador da microgravidade orbital.
We have liftoff! Three first-time fliers and a veteran are en route to the @Space_Station
Learn more about #Crew8 and their mission: https://t.co/CWKffPmm6M pic.twitter.com/GYBisbZmvv
— NASA (@NASA) March 4, 2024