Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente francês Emmanuel Macron vai chegar ao Brasil nesta terça-feira (25) para uma viagem de três dias no país com passagens por Belém (PA), Itaguaí, no litoral do Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Brasília.
Com exceção de SP, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai acompanhar Macron em todas as cidades.
Além das agendas voltadas para o estreitamento do comércio e dos negócios bilaterais, Lula e Macron devem discutir as guerras da Rússia na Ucrânia e de Israel em Gaza contra os terroristas do Hamas.
A 1ª parada do francês vai ser em Belém, capital do Pará, sede da COP-30, em 2025. Eles vão fazer um passeio de barco pela baía de Guajará, com parada na Ilha do Combu.
Em seguida, Macron e Lula vão percorrer um trecho da mata e vão se reunir com líderes das comunidades indígenas locais. Ainda na terça, Macron vai para Itaguaí, no litoral do Rio de Janeiro.
Na quarta, Lula e Macron vão acompanhar o lançamento do submarino Tonelero (S42), o 3º dos 4 submarinos construídos no Brasil com tecnologia francesa.
Ainda na tarde de quarta, sem Lula, Macron viaja para SP e participará do Fórum Econômico Brasil-França, na Fiesp, evento que não acontece desde 2019.
À noite, Macron vai jantar com artistas e agentes culturais e deve visitar o Masp. No trajeto de volta, Macron fará um passeio pela Avenida Paulista.
Na quinta, Lula volta a receber o francês para uma visita de Estado. Após a recepção, acontecerá uma reunião bilateral entre os países e a assinatura de atos.