Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Brasil registrou mais de 17 mil focos de incêndio durante o período de 1º de janeiro a 29 de abril, marcando um aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão vinculado ao governo federal. Esses números representam um novo recorde para o quadrimestre, superando o período mais crítico anteriormente registrado em 2003, quando foram contabilizados 16.988 focos de incêndio.
Os estados de Roraima e Mato Grosso lideram em quantidade de queimadas, com 4.609 e 4.122 registros, respectivamente. Os biomas mais afetados são a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica, representando a maioria das ocorrências.
Roraima e Mato Grosso, apesar de liderarem o ranking, apresentam uma tendência de redução no número de queimadas. Em Roraima, por exemplo, houve uma diminuição significativa de registros, passando de 2.057 em fevereiro para 519 até o final de abril. Da mesma forma, Mato Grosso, que teve um pico de 1.624 ocorrências em março, registrou 797 em abril, após um período acima da média histórica nos meses anteriores.