Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz indica uma continuidade na queda dos casos de covid-19 na maioria dos estados do Centro-Sul, sugerindo uma reversão no aumento das infecções causadas pelo Sars-CoV-2. O Rio de Janeiro é o único estado que apresenta sinais de retomada do crescimento.
A análise também destaca que, embora o cenário seja de queda, a covid-19 permanece como principal causa de internações entre os idosos nas últimas semanas, enquanto o rinovírus se mantém como o principal vírus associado às internações de crianças e adolescentes de até 14 anos.
Os dados revelam que a incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pela covid-19 tem maior impacto em crianças pequenas e idosos, sendo a mortalidade mais elevada entre idosos a partir de 65 anos. Em nível nacional, observa-se tendência de queda ou estabilidade dos casos de SRAG entre crianças de até dois anos e entre pessoas com 50 anos ou mais. No entanto, entre crianças acima de dois anos, adolescentes e adultos, há um leve sinal de aumento.
Apesar da queda nos casos de Covid-19, Tatiana Portella, pesquisadora do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e do InfoGripe, reforça a importância de manter as medidas de prevenção, especialmente nos estados onde há aumento nos casos de SRAG. Ela recomenda o uso de máscaras em locais fechados com aglomeração e nos postos de saúde.
Diante de qualquer sintoma gripal, como coriza, tosse, febre ou dor de garganta, Portella orienta que as pessoas saiam de casa com máscara apropriada.
Em 2024, já foram registrados 9.191 óbitos por SRAG.