Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Ciência e Tecnologia

Covid-19: Seis vacinas já começaram a ser testadas em humanos

Enquant o mundo se mantém em isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, diversas equipes de cientistas em todos os continentes estão trabalhando rapidamente para encontrar uma vacina que possa erradicar a doença.

A velocidade com que as investigações estão sendo conduzidas, dizem os especialistas, que é extraordinária, considerando que o desenvolvimento de uma vacina pode levar anos ou até décadas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Normalmente uma vacina deve seguir várias etapas, primeiro no laboratório e depois em testes em animais. Se for demonstrada que é segura e pode provocar uma resposta imune, então os testes em humanos começam.

Esses testes, por sua vez, são divididos em três fases, primeiro com um pequeno número de participantes saudáveis e, em seguida, com um número maior de pessoas e grupos de controle para medir o quão segura é a vacina e quais são as doses mais eficazes.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No entanto, depois de apenas três meses, entre as mais de 90 equipes científicas que trabalham com uma vacina contra a covid-19, já existem seis candidatas que atingiram uma meta importante nesta corrida: testes em humanos.

Vacina mRNA-1273 – Moderna Therapeutics (Estados Unidos): Uma empresa de biotecnologia em Massachusetts, nos Estados Unidos, é uma das empresas farmacêuticas que estão tentando novas estratégias de pesquisa para acelerar o desenvolvimento da vacina covid-19.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O objetivo é “treinar” o sistema imunológico de uma pessoa para gerar uma resposta para combater o vírus e prevenir doenças.

Vacina INO-4800 – Inovio Pharmaceuticals (Estados Unidos): A vacina da Inovio, uma empresa de biotecnologia da Pensilvânia, nos EUA, também se baseia em uma nova estratégia de pesquisa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Está sendo baseada na injeção direta no DNA cultivado por cientistas (o coronavírus só tem RNA, então cientistas precisam cultivar o DNA com a ajuda de estruturas bacterianas chamadas plasmídeos) para o interior das células humanas onde elas podem produzir anticorpos para combater a infecção.

Vacina AD5-nCoV – CanSino Biologics (China)

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No mesmo dia em que a Moderna iniciou seus testes em humanos, em 16 de março, a empresa chinesa de biotecnologia CanSino Biologics, em colaboração com o Instituto de Biotecnologia e a Academia de Ciências Médicas Militares da China, iniciou o deles.

Sua vacina AD5-nCoV usa uma versão de um adenovírus, o vírus que causa o resfriado comum, como vetor.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Esse vetor transporta o gene da proteína da superfície do coronavírus e, assim, tenta provocar a resposta imune para combater a infecção.

Vacina LV-SMENP-DC – Instituto Médico Genoimmune de Shenzhen (China)

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A vacina LV-SMENP-DC utiliza células dendríticas (leucócitos que protegem o corpo de antígenos) modificadas por meio de vetores lentivirais (método pelo qual genes podem ser inseridos, modificados ou eliminado em organismos) para buscar uma resposta imune.

Sem nome – Vacina do Instituto de Produtos Biológicos de Wuhan, subordinada ao Grupo Farmacêutico Nacional da China, Sinopharm(China)

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A terceira candidata do país asiático é uma vacina de vírus inativado. Uma vacina inativada é feita de partículas do vírus, bactéria ou outros patógenos cultivados, sem capacidade de provocar doenças. No dia 23 de abril, 96 voluntários de três faixas etárias diferentes receberam uma injeção.

“Essa é a tecnologia mais comum e mais experimentada na produção de vacinas”, explica Tapia, do Instituto Max Planck.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“É uma tecnologia que possui produtos que já estão licenciados e comercializados. Portanto, a maioria das estimativas de que uma vacina (para a covid-19) ficará pronta entre 12 e 16 meses é baseada nesse tipo de vacina principalmente inativada”, explica ele.

Vacina ChAdOx1 – Instituto Jenner, Universidade de Oxford (Reino Unido)

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O primeiro ensaio clínico na Europa começou em 23 de abril, testando a vacina desenvolvida pela equipe do Instituto Jenner da Universidade de Oxford, Inglaterra.

É uma vacina recombinante semelhante à da empresa chinesa CanSino.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mas a equipe de Oxford está usando uma versão atenuada de um adenovírus, vírus comum de resfriado responsável por causar infecção em chimpanzés. O vírus foi alterado geneticamente para que não cresça em humanos.

“O que eles estão fazendo é produzir um vírus que não é prejudicial, mas expressa a proteína do coronavírus e, portanto, pode gerar uma resposta imune”, explica o especialista do Instituto Max Planck.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os cientistas já têm experiência no uso dessa tecnologia. Com ela, desenvolveram uma vacina contra o coronavírus MERS, cujos ensaios clínicos mostraram resultados positivos.

 

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

Destaques

Um surto da infecção “Mpox” (viruela símica), causada por um vírus que foi detectado em humanos na década de 1970, está se alastrando na...

Rússia Otan Rússia Otan

Últimas Notícias

China deve interromper o apoio à invasão da Rússia na Ucrânia se quiser manter boas relações com o Ocidente, alertou nesta quinta-feira o secretário-geral...

Últimas Notícias

Durante uma entrevista concedida ao jornal Jangadeiro na última quarta-feira (24), o ex-candidato à presidência, Ciro Gomes, fez declarações contundentes, acusando o Partido dos...

Pacheco Pacheco

Últimas Notícias

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), criticou nesta quinta-feira (25) a decisão do governo Lula de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra...

Felipe Neto Felipe Neto

Últimas Notícias

O embate entre o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o influenciador de esquerda Felipe Neto escalou para medidas legais após...

Celebridades

A supermodelo internacional Gisele Bündchen foi detida pela polícia na quarta-feira (24) em Surfside, Flórida, enquanto dirigia seu Mercedes G Wagon cinza. O momento,...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

preso carro dos correios

Últimas Notícias

Um homem de 33 anos foi preso em flagrante na tarde da última terça-feira (23) após roubar um carro dos Correios no bairro Nova...

Últimas Notícias

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a solicitar à Polícia Federal (PF) uma investigação mais profunda sobre os persistentes...

Últimas Notícias

Uma advogada de 34 anos, natural de Mato Grosso do Sul, foi presa em Itanhaém, no litoral de São Paulo, na manhã de quarta-feira...

Brasil

O Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) do Brasil integrou o Time Azul no Locked Shields 2024 (LS 24), realizado entre 22 e 26 de...

Últimas Notícias

Um acidente de trânsito entre um ônibus articulado e um carro deixou cinco pessoas feridas na tarde desta quinta-feira (25), na Avenida Paulista, no...

Brasil

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) cancelou simultaneamente 76 multas emitidas à Viação Águia Branca, uma das maiores empresas de ônibus do país....

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit