Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Museu de História Natural de Karlsruhe, na Alemanha, anunciou que não vai devolver ao Brasil o fóssil de um dinossauro. A reportagem foi publicada neste domingo (12) pela Folha de S. Paulo.
O fóssil do Ubirajara jubatus, primeiro dinossauro não-aviário encontrado com as penas preservadas na América Latina, foi retirado do Ceará em 1995, com autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DPNM), órgão já extinto e hoje substituído pela Agência Nacional de Mineração (ANM).
Em e-mail ao jornal, o paleontólogo britânico David Martill, debochou da tentativa de repatriação do fóssil: “Eu ficaria muito feliz de ver todos os fósseis brasileiros ao redor do mundo devolvidos ao país, como eu já disse muitas vezes. Felizmente, isso não aconteceu dois anos atrás, pois agora todos eles estariam reduzidos a cinzas após o trágico fogo que destruiu o maravilhoso Museu Nacional do Rio”.
Desde 1942, o Brasil considera os fósseis como patrimônio nacional. A venda é proibida, e é obrigatório ter uma autorização para tirá-los do país.