Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

Candidato de Xi Jinping vence eleições e se torna novo líder de Hong Kong com 99% dos votos

John Lee foi eleito o próximo líder de Hong Kong no domingo (08), depois de obter mais de 99% dos votos de uma comissão eleitoral amplamente pró-Pequim.

Lee recebeu 1.416 votos na eleição do CEO, excedendo em muito os 751 votos que ele precisava para vencer e o maior apoio de todos os tempos para a posição de liderança da cidade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Quase 1.500 membros da Comissão Eleitoral votaram em uma votação secreta na manhã de domingo.

“Espero que todos nós comecemos um novo capítulo juntos, construindo uma Hong Kong aberta e vibrante, e uma Hong Kong cheia de oportunidades e harmonia”, disse Lee em seu discurso de vitória.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Lee substituirá a atual líder Carrie Lam em 1º de julho.

Como o único candidato na cédula, Lee era amplamente esperado para vencer, especialmente porque obteve o apoio de Pequim e no mês passado recebeu 786 indicações de membros da comissão eleitoral para apoiar sua candidatura.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Lam parabenizou Li em um comunicado e disse que apresentaria os resultados das eleições a Pequim.

“Eu e o atual governo garantiremos uma transição tranquila com o CEO eleito. Daremos todo o suporte necessário para assumir o cargo com o novo mandato do governo”, disse Lam em comunicado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A eleição veio logo após grandes mudanças nas leis eleitorais de Hong Kong no ano passado para garantir que apenas “patriotas” leais a Pequim pudessem assumir o cargo. O Conselho Legislativo também foi reorganizado para incluir todos, exceto a eliminação das vozes da oposição.

Os arranjos detalhados em torno do resultado predeterminado falam do desejo de Pequim pelo verniz da democracia. Embora tenham votado por escrutínio secreto, todos os eleitores de Hong Kong foram cuidadosamente examinados.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O escritório de ligação do governo chinês em Hong Kong também parabenizou Lee em um comunicado e disse que as eleições foram conduzidas “de maneira justa, justa e ordenada, de acordo com as leis e regulamentos”.

“Li recebeu muitas indicações e foi eleito com um grande número de 1.416 votos. Esta não é apenas a seleção oficial da Comissão Eleitoral, mas também uma forte expressão da opinião pública”, dizia o comunicado.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Gabinete de Assuntos de Hong Kong e Macau do Conselho de Estado na China continental também felicitou Lee em comunicado, dizendo que a “eleição bem sucedida” provou que o novo sistema eleitoral da cidade é “bom” e está de acordo com o quadro “um país, dois sistemas” que Hong Kong governa.

O comunicado acrescentou que o novo chefe do Executivo liderará o governo de Hong Kong e “pessoas de todas as esferas da vida a seguir em frente com unidade”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os britânicos entregaram Hong Kong à China continental em 1997 sob uma estrutura de “um país, dois sistemas”, que prometia à cidade algumas liberdades não encontradas no continente, incluindo liberdade de expressão e reunião.

Críticos dizem que essas liberdades estão sendo corroídas à medida que Pequim impôs maior controle sobre a ex-colônia britânica nos últimos anos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na manhã de domingo, três membros da Liga dos Social-Democratas, um grupo ativista local, protestaram contra as eleições tentando marchar em direção ao local de votação enquanto exibiam uma faixa pedindo o sufrágio universal que permitiria a Hong Kong votar tanto na legislatura quanto na orador da assembleia. executivo.

A faixa diz “Direitos humanos sobre o poder, o povo é maior que o país”. “Uma pessoa, um voto para o CEO. Implemente imediatamente o sufrágio universal duplo.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Um manifestante estava distribuindo panfletos antes que a polícia chegasse e cercou os manifestantes e faixas. A polícia também revistou a propriedade dos manifestantes e retirou seus dados pessoais, embora nenhuma prisão tenha sido feita imediatamente.

O campo pró-democracia de Hong Kong há muito exigia o sufrágio universal, que, segundo eles, foi prometido à cidade em sua miniconstituição, a Lei Básica. Também foi uma demanda importante nos protestos da Revolução dos Guarda-Chuvas em 2014 e nas manifestações antigovernamentais de 2019.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O papel de Lee como o próximo líder de Hong Kong levantou preocupações de que Pequim possa apertar seu controle sobre Hong Kong. Ele passou a maior parte de sua carreira no serviço público no Departamento de Polícia e Segurança e é um defensor ferrenho e convicto da lei de segurança nacional imposta a Hong Kong em 2020 com o objetivo de acabar com a dissidência.

Sua ascensão resultou de protestos contra o governo em massa em 2019, que se transformaram em confrontos violentos. Como secretário de segurança, ele supervisionou a campanha policial para confrontar os manifestantes com gás lacrimogêneo e balas de borracha, muitos dos quais foram presos posteriormente.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Mais de 150 pessoas foram presas sob a lei de segurança, que proíbe secessão, sabotagem, terrorismo e conluio com forças estrangeiras para interferir nos assuntos da cidade. Quase todos os ativistas pró-democracia proeminentes foram presos, enquanto outros fugiram para o exterior ou foram intimidados ao silêncio.

Milhares de moradores deixaram a cidade de 7,4 milhões em meio aos protestos de 2019 e às duras restrições da pandemia que se seguiram, incluindo muitos profissionais e expatriados.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em campanha nas semanas que antecederam a eleição de domingo, Lee prometeu aprovar uma legislação doméstica há muito esperada para proteger contra ameaças à segurança e prometeu aumentar a oferta de moradias no mercado imobiliário mais caro do mundo.

Ele também disse que melhoraria a competitividade da cidade e estabeleceria uma base sólida para o desenvolvimento de Hong Kong.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

*Com informações de Reuters

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

Destaques

dívidas

Economia

O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira (27) a prorrogação das ofertas do programa Desenrola Brasil para a Faixa 1, destinada a pessoas com renda...

São Paulo

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse nesta quarta-feira (27) os planos para transferir a sede administrativa do Estado de São Paulo do Morumbi...

Últimas Notícias

Os Presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron participaram, nesta quarta-feira (27), da cerimônia de batismo e lançamento ao mar do submarino...

Últimas Notícias

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente francês, Emmanuel Macron, estiveram presentes nesta quarta-feira (27) na cerimônia de batismo...

Últimas Notícias

Após meses de investigação, a Polícia Federal em São Sebastião concluiu o inquérito que investigava o ex-presidente Jair Bolsonaro quanto a supostas ações de...

Destaques

Um estudo inovador publicado nesta terça-feira (26) pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) desnuda a profunda desigualdade que marca o Brasil. O Mapa da Desigualdade...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

lira

Brasil

Fontes próximas aos aliados indicam que o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), está enfrentando um dilema em relação à sua sucessão. Há...

Brasil

O Ministério da Previdência Social forneceu dados à Câmara dos Deputados que indicam diferenças significativas no tempo médio de espera para a realização de...

Brasil

O atendimento presencial do programa Desenrola Brasil em mais de seis mil agências dos Correios em todo o país será encerrado nesta quinta-feira (28)....

Macron na Usp Macron na Usp

São Paulo

O presidente francês Emmanuel Macron realizou, nesta quinta-feira (27), a inauguração da filial do renomado Institut Pasteur na Universidade de São Paulo (USP). Durante...

São Paulo

Uma ação de marketing da Nike em parceria com a loja Guadalupe e o Coletivo Survival na noite de terça-feira (26) resultou em tumulto...

Moraes Moraes

Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, enviou para a Procuradoria-Geral da República (PGR) os esclarecimentos prestados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit