Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na sexta-feira (13), o deputado de Portugal André Ventura chamou o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de “bandido” durante sessão da Assembleia Nacional.
O líder do Chega, partido de direita português, disse que compreende “perfeitamente a fúria e angustia de milhões de brasileiros ao verem seu país governado por um bandido”.
“Nós compreendemos perfeitamente a fúria e a angústia de milhões de brasileiros de verem seu país, e eu peço desculpas às autoridades brasileiras acreditadas em Portugal, governado por um bandido”.
Em seguida, ele foi repreendido pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, que pediu a Ventura que respeitasse o Artigo 89 do regimento interno da casa. “Senhor deputado, essa é uma expressão ofensiva em relação ao presidente de um país muito amigo de Portugal. E, portanto, sou obrigado a pedir que vossa excelência não use essa expressão ao se referir ao presidente do Brasil ou de qualquer outra República”, afirmou, sob aplausos da maioria do plenário.
O Presidente da Assembleia da República não gostou que eu tivesse chamado bandido a Lula e repreendeu-me esta tarde no Parlamento. As provas são evidentes para quem quiser ler, a forma como enriqueceu e condicionou a justiça. Mantenho o que disse e aceitarei as consequências! pic.twitter.com/rteFuviqWe
— André Ventura (@AndreCVentura) January 13, 2023