Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

CEO da Perini Navi diz que Seu Superiate Era ‘Inafundável’ e Culpa a Tripulação pelo Naufrágio na Itália

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
👉 Telegram: [link do Telegram]
👉 WhatsApp: [link do WhatsApp]

O baufrágio do superiate Bayesian, construído pelo estaleiro italiano Perini Navi, gerou uma controvérsia sobre as causas do acidente e a responsabilidade da tripulação. Giovanni Costantino, fundador e CEO do The Italian Sea Group, holding que controla a Perini Navi, fez declarações contundentes sobre a tragédia: afirmou que o naufrágio foi o resultado de “uma longa lista de erros” por parte da tripulação, classificando o Bayesian como “um dos navios mais seguros do mundo” e praticamente “inafundável”.

“Tudo o que foi feito revela uma longa lista de erros. Não deveria haver pessoas nos camarotes, o barco não deveria estar ancorado”, declarou Costantino em uma entrevista ao Corriere della Sera.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O luxuoso iate, com bandeira britânica, afundou na noite de segunda-feira frente às costas da localidade de Porticello durante uma forte tempestade, com 22 pessoas a bordo, incluindo doze passageiros e dez membros da tripulação.

O empresário questionou a falta de previsibilidade da tripulação diante das condições meteorológicas adversas: “Por que a tripulação não sabia que uma tempestade estava se aproximando? Os passageiros relataram algo absurdo, dizendo que a tempestade chegou inesperadamente, do nada. Isso não é verdade. Tudo era previsível.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com Costantino, o afundamento ocorreu devido à entrada de água no barco. “Não há outra explicação”, disse ele. “Certamente, o evento [a tempestade] teria representado risco zero se as manobras corretas fossem realizadas e não houvesse situações que comprometessem a estabilidade do barco.”

“O barco estava ancorado. Em um determinado momento, a âncora perdeu a aderência e foi arrastada pelo vento, inclinando o barco. O vento a empurrou por 4 minutos, girando-a e posicionando-a na posição onde afundou. Nesses quatro minutos – e eu assumo a responsabilidade pelo que digo – água já entrou no barco”, explicou.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Como prova, Costantino citou o vídeo da câmera de segurança que capturou o afundamento do iate. “É possível ver o mastro na vertical, primeiro totalmente aceso e depois apagado, exceto pela lâmpada na parte superior que é alimentada por uma bateria”, disse. “Se o navio apagou, significa que foi a água que causou o curto-circuito.”

O CEO do The Italian Sea Group detalhou uma série de erros que, em sua opinião, contribuíram para o desastre: “Era inadequado celebrar uma festa, como li. Naquela noite, não. Era necessário blindar o casco e a coberta, fechando todas as portas e escotilhas, após colocar os convidados no ponto de reunião do barco, de acordo com o procedimento de emergência.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Costantino sugeriu que a tripulação deveria ter tomado medidas preventivas: “Em seguida, deveriam ter ligado os motores e levantado as âncoras ou soltado-as automaticamente, orientando a proa contra o vento e enviando a quilha para baixo. Na manhã seguinte, poderiam ter zarpa novamente sem danos.”

Costantino citou como exemplo a atuação do comandante do iate Sir Robert, que estava ao lado do Bayesian. “Ele gerenciou tudo sem problemas”, disse. Karsten Borner, o capitão do barco que resgatou alguns dos sobreviventes, disse à Reuters que, quando a tempestade começou, havia ligado o motor para manter o controle da embarcação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As autoridades competentes ainda não emitiram um relatório oficial sobre as causas do afundamento. O Ministério Público de Termini-Imerese abriu uma investigação para esclarecer o desastre e interrogou por mais de duas horas, em um hotel da região, o capitão do iate, James Catfield, neozelandês de 51 anos e um dos sobreviventes.

Sobre isso, Costantino citou os relatórios dos mergulhadores, que sugerem que a porta de popa estava aberta, e é possível que outras aberturas também estivessem. “A superestrutura do barco tem portas que, com uma inclinação de apenas 30 graus, poderiam ter permitido a entrada de água se não estivessem seguras. Uma vez que o barco ficou sem comando, ou ‘morto’ em termos náuticos, e com o vento exercendo pressão, atingiu uma inclinação de 90 graus por um motivo fundamental: a contínua entrada de água”, disse. “O processo de afundamento durou aproximadamente seis minutos desde o momento em que a água começou a entrar. Quem diz que desapareceu em segundos está falando bobagens.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“A investigação oficial determinará o estado das portas durante o incidente”, acrescentou Costantino. “No entanto, um ponto crucial é verificar se a porta de bombordo estava aberta. Esta porta, usada para o amarração da embarcação auxiliar e o embarque e desembarque de passageiros, representa um risco significativo se estiver aberta. É importante notar que, embora esteja fechada no fundo do mar, isso não garante que estivesse assim durante o naufrágio. Se o Bayesian afundou na posição vertical, como se suspeita, a pressão da água poderia ter forçado o fechamento da porta. Todos esses aspectos são passíveis de verificação durante a investigação.”

O empresário italiano também destacou a gravidade da situação para os passageiros: “Bastou um ângulo de 40 graus para que os que estavam no camarote se encontrassem com a porta acima de suas cabeças: conseguem imaginar um homem de 60-70 anos saindo por ela? Caíram em uma armadilha, esses pobres acabaram como ratos.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Durante a manhã de hoje, os mergulhadores dos bombeiros conseguiram retirar da água o corpo do quinto dos seis desaparecidos, o magnata britânico Mike Lynch. Hannah, a filha de 18 anos do empresário, continua desaparecida.

O balanço provisório de mortos agora é de seis, já que na mesma segunda-feira foi encontrado morto o cozinheiro da embarcação, Recaldo Thomas, canadense nascido na ilha de Antigua, enquanto 15 pessoas puderam ser resgatadas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Costantino também expressou preocupação com o impacto na reputação da Perini Navi: “Sofremos um grande dano à imagem e uma queda na Bolsa. Estamos estudando possíveis ações para proteger nossa imagem e a credibilidade dos barcos Perini.”

“Um barco da Perini resistiu ao furacão Katrina, de categoria 5. Acham que não pode resistir a uma tromba d’água aqui?”, concluiu. “Entre a chegada de uma tempestade e a entrada de água há uma grande diferença. Deveriam ter realizado uma série de atividades para não estar nessa situação. É uma boa prática, quando o barco está ancorado, ter um vigia na ponte, e se ele estava lá, não poderia ter deixado de ver a tempestade se aproximando. Em vez disso, água entrou no barco com os convidados ainda em seus camarotes.”

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destaques

vacinas no brasil

Saúde

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]Mais de 1.500 municípios...

Moraes e Pacheco Moraes e Pacheco

Política

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]O presidente do Senado,...

Boninho Boninho

Televisão

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]Em um anúncio que...

Pescadores salvam mais de 300 peixes sufocados em lamaçal no Rio Paraguai Pescadores salvam mais de 300 peixes sufocados em lamaçal no Rio Paraguai

Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]Pescadores resgataram mais de...

médicos médicos

Saúde

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]O Governo de São...

papa francisco papa francisco

Mundo

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]O Papa Francisco afirmou...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

Marcos Geleia Patriota

Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]A Polícia Federal prendeu,...

São Paulo

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]Elaine Souza Garcia, de...

incêndios florestais rio incêndios florestais rio

Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]O secretário de Meio...

comercialização de animais em pet shops comercialização de animais em pet shops

Justiça

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]Nesta sexta-feira (13), o...

Mercado financeiro já testa nome de Pablo Marçal para Presidência em 2026 Mercado financeiro já testa nome de Pablo Marçal para Presidência em 2026

São Paulo

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]A Justiça de São...

Assessor de vereador Assessor de vereador

Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]Jean Paulo Figueiredo de...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit