Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O parceiro de Jasiane Teixeira, conhecida como “Dona Maria” — apontada como a maior traficante de drogas e armas da Bahia — foi preso no sábado (24), no município de Santo André, na região metropolitana de São Paulo. A identidade do suspeito não foi divulgada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Segundo a SSP-BA, ele era foragido da Justiça e tinha dois mandados de prisão em aberto. As investigações apontam que o homem exercia papel de liderança em uma facção criminosa com atuação em Vitória da Conquista, terceira maior cidade da Bahia, localizada no sudoeste do estado. Ele também é suspeito de comandar homicídios, roubos, lavagem de dinheiro e de coordenar o envio de drogas e armas para a região.
A prisão foi resultado de uma operação conjunta das Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco’s) da Bahia e de São Paulo, com apoio das polícias Militar e Civil.
“Dona Maria”, ex-integrante do “Baralho do Crime” da SSP-BA, foi presa em janeiro deste ano, também em São Paulo, após quase quatro anos foragida. Na ocasião, foram apreendidos R$ 66 mil em espécie, celulares e anotações sobre o tráfico. Em março, a Justiça baiana decretou sua transferência para um presídio no estado.
Ela foi condenada a 14 anos de prisão por envolvimento na morte de um agente penitenciário e por tráfico e porte de drogas. Dona Maria também é investigada por ordenar crimes como falsidade ideológica, roubos e corrupção de menores em Jequié, no sudoeste baiano.
De acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do Gaeco, a traficante era responsável pela contabilidade e fluxos de caixa da organização criminosa. Para ocultar os lucros ilegais, pulverizava os valores em contas de terceiros, utilizando depósitos fracionados para dificultar o rastreamento por órgãos de controle financeiro.
