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Nesta quinta-feira (27), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disse que começará a implementar, em conjunto com as operadoras de telefonia, protocolos para que chamadas de empresas de call center sejam identificadas e autenticadas com o nome da empresa e o assunto.
Além disso, medida deve ser realizada em conjunto com as operadoras de telefonia, determinando protocolos e requisitos de autenticação das chamadas.
“Com essas informações, será mais fácil para o consumidor identificar empresas e decidir se tem interesse em atender a chamada. Também será possível reconhecer ligações que configurem comportamento abusivo, para que o consumidor adote as medidas que entenda adequadas”, afirma a Anatel.
Caso a empresa de call center venha a aderir à medida, as ligações de seus clientes passarão a ser identificadas no visor do celular com informações como:
- nome da empresa
- número
- logomarca da empresa
- assunto da chamada
O superintendente de Controle de Obrigações, Gustavo Santana Borges, disse que a expectativa é iniciar a implementação da medida neste ano, para ganhar mais adesão de grandes calls centers em 2024. Contudo, a adesão será opcional.
Com isso, a Anatel visa combater o telemarketing abusivo. “Imaginamos que call center vai ganhar eficiência com chamadas mais efetivas”, disse Gustavo.