Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Instituto Butantan Eficácia CoronaVac
Nesta quarta-feira (13), o presidente do Instituto Butantan Dimas Covas sobre a eficácia global de 50,38% da CoronaVac.
Dimas ressaltou que a vacina desenvolvida pelo Butantan em parceria com a chinesa Sinovac foi a única testada exclusivamente em profissionais da saúde e, portanto, os resultados não podem ser comparados com os de outros imunizantes.
Em coletiva de imprensa do Governo Doria, ele destacou que os testes foram feitos em um grupo muito mais exposto ao novo coronavírus do que a população geral.
“Essa eficácia não é comparável com nenhuma outra vacina. Extrapolar esses dados para a população brasileira não é correto. Para eles serem extrapolados, nós teríamos que admitir que todos os brasileiros trabalhassem na área da saúde”, afirmou.
“Essa eficácia é obtida na situação mais dramática de testes de uma vacina. Na população será muito superior à eficácia geral, será assemelhada ao que foi feito na Turquia ou na Indonésia”, continuou.
Nos dois países citados, os índices foram mais altos: a Indonésia aprovou o uso emergencial com 65,3% e a Turquia apresentou 91% de eficácia em estudos preliminares.
A CoronaVac se mostrou eficaz diante dos parâmetros da Anvisa, que exige um mínimo de 50%, e aguarda aprovação para o uso emergencial.