Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
No 4º trimestre de 2020, a economia do Japão cresceu, de acordo com divulgados nesta segunda-feira (15) pelo governo japonês.
Eles mostram que o crescimento real foi de 3% em relação ao trimestre anterior. A taxa superou a previsão do mercado, de 2,3%.
É a 2ª alta japonesa consecutiva e reflete a recuperação da economia do país tanto em relação à demanda doméstica quanto às exportações.
O PIB cresceu 12,7% no período em termos reais anualizados. A economia do Japão, no entanto, encolheu 4,8% em 2020, sendo o pior resultado da economia japonesa desde 2009, quando o país registrou queda de 5,7%.
Os gastos privados tiveram alta de 2,2% em relação ao trimestre anterior. O crescimento foi impulsionado por um programa do governo que incentiva viagens. Em dezembro, o programa foi cancelado depois que os novos casos de covid-19 aumentaram no Japão.
As despesas de capital aumentaram 4,5%. A demanda interna subiu 2%, enquanto a demanda externa, ou exportações líquidas, cresceu 1%. A expectativa é que a economia japonesa volte a registrar queda no 1º semestre de 2021.
O aumento no número de casos de covid-19 fez com que o governo decretasse um lockdown em janeiro.