Nos siga em

O QUE ESTÁ PROCURANDO

Mundo

Número de mortos em Mianmar ultrapassa 500

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
👉 Telegram: [link do Telegram]
👉 WhatsApp: [link do WhatsApp]

Reuters – As forças de segurança de Mianmar mataram pelo menos 510 civis em quase dois meses de esforços para impedir os protestos contra o golpe de 1º de fevereiro, disse um grupo de defesa na segunda-feira, quando milhares de pessoas voltaram às ruas apesar do crescente número de vítimas.

Outros 14 civis foram mortos na segunda-feira, informou a Associação de Assistência a Presos Políticos (AAPP), que também atualizou os números dos dias anteriores. O total de mortos no sábado, o dia mais sangrento até agora, subiu para 141, os números mostraram.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A Casa Branca condenou os assassinatos de civis como um uso “abominável” da força letal e renovou o apelo pela restauração da democracia, enquanto o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, instou os generais de Mianmar a pararem com os assassinatos e repressão às manifestações.

Os mortos na segunda-feira incluem pelo menos oito no subúrbio de South Dagon, na principal cidade de Mianmar, Yangon, disse a AAPP.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As forças de segurança dispararam uma arma de calibre muito mais pesado do que o normal para limpar uma barricada de sacos de areia, disseram testemunhas e um videoclipe mostrou. Não ficou claro de que tipo, embora um grupo comunitário tenha postado a foto de um soldado com um lançador de granadas.

A TV estatal disse que as forças de segurança usaram “armas de choque” para dispersar uma multidão de “terroristas violentos” que estavam destruindo uma calçada e um homem ficou ferido.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A polícia e um porta-voz da junta militar não responderam às ligações pedindo comentários.

Duas pessoas também foram mortas em tiros na cidade central de Myingyan, disse o líder estudantil Moe Myint Hein à Reuters.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Apesar da violência, multidões compareceram às cidades de todo o país, de acordo com publicações na mídia e nas redes sociais.

Um dos principais grupos por trás dos protestos, o Comitê de Greve Geral das Nacionalidades, convocou uma carta aberta no Facebook para que as forças de minorias étnicas ajudem aqueles que enfrentam a “opressão injusta” dos militares.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“É necessário que as organizações armadas étnicas protejam coletivamente as pessoas”, disse o grupo.

‘ATO SEM CORAÇÃO’

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Insurgentes de diferentes grupos étnicos lutam contra o governo central há décadas por maior autonomia. Embora muitos grupos tenham concordado em cessar-fogo, os combates aumentaram nos últimos dias entre o exército e as forças no leste e no norte.

Pesados ​​confrontos eclodiram no fim de semana perto da fronteira com a Tailândia entre o exército e combatentes da mais antiga força de minoria étnica de Mianmar, a União Nacional Karen (KNU).

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Cerca de 3.000 aldeões fugiram para a Tailândia quando jatos militares bombardearam uma área KNU depois que uma força KNU invadiu um posto avançado do exército e matou 10 pessoas, disseram um grupo ativista e a mídia.

Autoridades tailandesas negaram relatos de grupos ativistas de que mais de 2.000 refugiados foram forçados a voltar, mas uma autoridade local disse que era política do governo o exército bloqueá-los na fronteira e negar acesso a grupos de ajuda externos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“O ato cruel e ilegal da Tailândia deve parar agora”, escreveu Sunai Phasuk, pesquisador sênior da Tailândia para a Human Rights Watch, no Twitter.

Mais cedo, o primeiro-ministro tailandês Prayuth Chan-ocha disse que queria que os problemas mais recentes de Mianmar permanecessem lá, enquanto rejeitava as acusações que a Tailândia apoiava a junta.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

“Não queremos um êxodo, uma evacuação para o nosso território, mas vamos respeitar os direitos humanos”, disse Prayuth a repórteres em Bangkok.

No norte de Mianmar, os combates eclodiram no domingo na área de mineração de jade de Hpakant, quando combatentes do Exército da Independência de Kachin (KIA) atacaram uma delegacia de polícia, informou a mídia de Kachinwaves.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Tanto o KNU quanto o KIA expressaram apoio ao movimento anti-golpe e pediram ao exército que pare com a violência contra os manifestantes civis.

Os militares de Mianmar justificam há décadas seu controle do poder dizendo que é a única instituição capaz de preservar a unidade nacional. Ele tomou o poder dizendo que as eleições de novembro vencidas pelo partido da laureada com o Nobel Aung San Suu Kyi foram fraudulentas, uma afirmação rejeitada pela comissão eleitoral.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Suu Kyi continua detida em local não revelado e muitas outras figuras de seu partido também estão sob custódia.

Quando questionado sobre sua mensagem aos generais de Mianmar, Guterres disse aos repórteres: “Parem as matanças, parem a repressão das manifestações, libertem os presos políticos e devolvam o poder àqueles que têm o direito legítimo de exercê-lo”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Relator Especial da ONU para Mianmar, Tom Andrews, disse que o exército estava cometendo “assassinatos em massa”. A Representante de Comércio dos EUA, Katherine Tai, disse que os Estados Unidos suspenderam todos os compromissos comerciais com Mianmar até o retorno de um governo eleito democraticamente.

Mas as críticas estrangeiras e as sanções ocidentais não conseguiram influenciar os generais.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

China e Índia se recusaram a condenar o golpe e a Rússia manteve seus laços estreitos com a visita do vice-ministro da Defesa, Alexander Fomin, e com a promessa de fortalecer os laços militares. O Kremlin disse que os longos e construtivos laços da Rússia com Mianmar não significam sua aprovação de “eventos trágicos” lá.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Escrito Por

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Destaques

Paulo Gonet

Ciência e Tecnologia

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]O procurador-geral da República,...

Esplanada dos Ministérios Esplanada dos Ministérios

Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]O Ministério da Gestão...

Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]Em um vídeo divulgado...

SP: Idosa de 80 anos que foi presa após dar tapa na bunda de funcionária de supermercado é solta após audiência de custódia SP: Idosa de 80 anos que foi presa após dar tapa na bunda de funcionária de supermercado é solta após audiência de custódia

Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]Uma idosa de 80...

PDE 2034: Oferta de etanol no Brasil pode chegar a 48 bilhões de litros PDE 2034: Oferta de etanol no Brasil pode chegar a 48 bilhões de litros

Economia

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]O presidente Luiz Inácio...

Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]A Polícia Civil apreendeu...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Brasil

malafaia

São Paulo

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]O diretor do Instituto...

Prefeito de Goiânia Prefeito de Goiânia

Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]O atual prefeito de...

Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]O governo federal mobilizou...

boulos boulos

São Paulo

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]O candidato à Prefeitura...

Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]Um mesário que atuava...

Isenção taxa inscrição Enem dos Concursos Isenção taxa inscrição Enem dos Concursos

Brasil

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram] WhatsApp: [link do WhatsApp]O Ministério da Gestão...

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Facebook
X\Twetter
LinkedIn
WhatsApp
Threads
Telegram
Reddit