Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta quinta-feira (19), o presidente dos EUA, Joe Biden, recebeu o presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, e a primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, na Casa Branca, em Washington (EUA).
Está previsto para que os líderes conversem e busquem um auxílio americano na adesão à Otan, aliança militar chefiada pelos EUA.
As principais autoridades de segurança nacional do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apoiaram “por unanimidade” as tentativas da Finlândia e da Suécia de entrar na Otan, vendo-as como fortes parceiros militares, disse um importante assessor nesta quarta-feira.
“Por unanimidade”, disse o conselheiro de segurança nacional de Biden, Jake Sullivan, acrescentando que a equipe “apoiou a entrada da Finlândia e da Suécia na aliança da OTAN, alegando que eles já provaram ser parceiros de segurança altamente capazes”.
Por outro lado, a Turquia disse a aliados que rejeitará a adesão da Suécia e da Finlândia à Otan, disse o presidente turco, Tayyip Erdogan, em um vídeo postado em sua conta no Twitter na quinta-feira.
Ele alega que os países abrigam e financiam “terroristas” e os fornecem armas, repetindo a acusação de Ancara de que os países apoiam grupos que considera terroristas.