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Combinação de álcool e pressão da cabine em voos pode afetar saúde cardíaca

A junção de álcool com a pressão da cabine em altitude de voo pode ameaçar a saúde cardíaca dos passageiros dormindo em aviões, especialmente em voos de longa distância, sugere o primeiro estudo do tipo, publicado na revista Thorax.

A combinação reduz a quantidade de oxigênio no sangue (SpO2) e aumenta a frequência cardíaca por um período prolongado, mesmo em jovens e saudáveis, indicam os resultados.

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Quanto maior o consumo de álcool, maiores podem ser esses efeitos, especialmente entre passageiros mais velhos e aqueles com condições médicas preexistentes, afirmam os pesquisadores, que sugerem que pode ser hora de considerar a restrição do acesso ao álcool a bordo em voos de longa distância.

A pressão atmosférica diminui exponencialmente com a altitude, causando uma queda nos níveis de saturação de oxigênio no sangue para cerca de 90% (73 hPa) em passageiros saudáveis em altitude de cruzeiro, explicam os pesquisadores.

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Uma queda adicional no SpO2 abaixo desse limite é definida como hipóxia hipobárica – ou baixo nível de oxigênio no sangue em altitudes mais elevadas.

O álcool relaxa as paredes dos vasos sanguíneos, aumentando a frequência cardíaca durante o sono, um efeito semelhante ao da hipóxia hipobárica, então os pesquisadores queriam saber se a combinação de álcool mais pressão da cabine em altitude de cruzeiro poderia ter um efeito aditivo sobre os passageiros dormindo.

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Portanto, eles alocaram aleatoriamente 48 pessoas entre 18 e 40 anos em dois grupos estratificados por idade, gênero e peso (IMC). Metade foi designada para um laboratório de sono em condições normais de pressão do ar ambiente (nível do mar) e metade para uma câmara de altitude que simulava a pressão da cabine em altitude de cruzeiro (2.438 m acima do nível do mar).

Doze pessoas em cada grupo dormiram por 4 horas sem ter bebido álcool, enquanto 12 dormiram por 4 horas após terem bebido álcool por 1 noite, seguido de 2 noites de recuperação, e então mais uma noite em que o processo foi revertido.

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Os participantes beberam o equivalente a 2 latas de cerveja (5%) ou 2 taças de vinho (175 ml, 12%) em vodka pura às 23h15, e seu ciclo de sono, SpO2 e frequência cardíaca foram monitorados continuamente até as 4h da manhã.

A análise final incluiu os resultados de 23 pessoas no laboratório de sono e 17 na câmara de altitude.

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Isso mostrou que a combinação de álcool e pressão simulada da cabine em altitude de cruzeiro provocou uma queda no SpO2 para uma média de pouco mais de 85% e um aumento compensatório na frequência cardíaca para uma média de quase 88 batimentos por minuto durante o sono.

Isso se compara a pouco mais de 88% de SpO2 e pouco menos de 73 batimentos por minuto entre aqueles que dormiram na câmara de altitude sem terem bebido álcool.

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Entre aqueles no laboratório de sono que consumiram álcool, as figuras equivalentes foram pouco menos de 95% de SpO2 e pouco menos de 77 bpm de frequência cardíaca, e pouco menos de 96% e pouco menos de 64 bpm para aqueles que não beberam.

Os níveis de oxigênio abaixo da norma clínica saudável (90%) duraram 201 minutos com a combinação de álcool mais pressão simulada da cabine em altitude de cruzeiro. Isso se compara a um período de 173 minutos sem álcool e 0 minutos com e sem álcool em condições de laboratório de sono.

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O sono mais profundo (estágio N3 do ciclo de sono) foi reduzido para 46,5 minutos sob a exposição combinada de álcool e pressão simulada da cabine em altitude de cruzeiro, comparado com ambas as condições de laboratório de sono: após álcool, 84 minutos; sem álcool, 67,5 minutos.

O período de sono REM também foi mais curto entre aqueles expostos à hipóxia hipobárica e álcool. Tanto o estágio N3 quanto o sono REM são fases importantes das etapas recuperativas do sono.

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Os pesquisadores reconhecem o tamanho pequeno da amostra de seu estudo e que os participantes eram jovens e saudáveis, então não refletem a população em geral.

Além disso, os participantes dormiram na posição supina, um luxo geralmente concedido apenas a quem viaja na primeira classe, então os resultados podem não se aplicar igualmente à maioria dos passageiros de avião que viajam na classe econômica, acrescentam.

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No entanto, afirmam: “Juntos, esses resultados indicam que mesmo em indivíduos jovens e saudáveis, a combinação de consumo de álcool com o sono em condições hipobáricas impõe uma considerável tensão ao sistema cardíaco e pode levar à exacerbação de sintomas em pacientes com doenças cardíacas ou pulmonares”.

Esses efeitos podem ser ainda maiores em pessoas mais velhas, sugerem os pesquisadores, acrescentando: “Os sintomas cardiovasculares têm uma prevalência de 7% de emergências médicas a bordo, com parada cardíaca causando 58% das divergências de aeronaves”.

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Eles concluem: “Praticantes, passageiros e tripulantes devem ser informados sobre os potenciais riscos, e pode ser benéfico considerar a alteração das regulamentações para restringir o acesso a bebidas alcoólicas a bordo de aviões.”

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