Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Os Estados Unidos destruíram o maior navio de guerra do Irã, atingindo uma das principais plataformas de lançamento de drones da República Islâmica contra bases americanas na região.
O Comando Central dos EUA (US Central Command) também desmentiu declarações iranianas de que um porta-aviões norte-americano teria sido afundado no Golfo. Em postagem na rede social X, o comando afirmou: “A máquina de mensagens falsas do regime iraniano continua alegando falsamente que afundou um porta-aviões dos EUA. O único porta-aviões atingido foi o Shahid Bagheri, um transportador de drones iraniano.”
Segundo o comando, as forças americanas atingiram o navio poucas horas após o lançamento da Operação Fúria Épica. O Shahid Bagheri começou como um navio comercial, mas foi convertido em 2022 em uma plataforma de lançamento de drones. O navio é operado pela Marinha do Corpo da Guarda Revolucionária do Irã (IRGC) e serve como centro para veículos aéreos não tripulados e helicópteros.
Uma plataforma de voo de 180 metros foi posteriormente adicionada ao navio, permitindo o transporte de UAVs, helicópteros e sistemas de defesa aérea de médio alcance. Washington afirmou que, desde o início do conflito, forças militares americanas afundaram 11 navios operados por Teerã no Golfo de Omã.
Em vídeo divulgado pelo US Central Command, sobre um ataque a um navio não identificado, o comando escreveu: “Dois dias atrás, o regime iraniano tinha 11 navios no Golfo de Omã; hoje, eles têm ZERO. O regime iraniano assediou e atacou o transporte marítimo internacional por décadas. Esses dias acabaram. A liberdade de navegação marítima sustenta a prosperidade econômica americana e global há mais de 80 anos. As forças dos EUA continuarão a defendê-la.”
O ataque americano e israelense no sábado resultou na morte do líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei. O Pentágono informou na segunda-feira que o número de militares americanos mortos subiu para quatro, após a confirmação de três baixas no domingo.
O presidente Donald Trump afirmou à imprensa que o conflito com o Irã poderia durar cerca de quatro semanas, mas ressaltou que os EUA têm capacidade para prolongar a operação por tempo indefinido. “Estamos realizando esta operação massiva não apenas para garantir segurança no presente, mas para nossos filhos e netos, assim como nossos antepassados fizeram por nós”, disse.
Trump também exigiu que os líderes iranianos rendessem-se, oferecendo imunidade total, e conclamou o povo iraniano a derrubar o regime islâmico. “Sejam corajosos, ousados, heroicos e retomem seu país”, declarou.
No entanto, o oficial de segurança nacional iraniano, Ali Larijani, afirmou que Teerã não negociará com os EUA.
Na terça-feira, a embaixada dos EUA na Arábia Saudita foi atacada por drones, enquanto americanos em mais de uma dúzia de países foram instruídos a evacuar. O Departamento de Estado americano pediu que cidadãos deixassem 15 países do Oriente Médio devido a riscos de segurança.
Bombardeios também atingiram a capital libanesa, Beirute, onde edifícios ligados ao Hezbollah foram evacuados. Em Teerã, um hospital foi atingido, e imagens mostram vidros quebrados e destroços nos corredores. Pelo menos 555 pessoas morreram no Irã até o momento, com mais de 130 cidades atacadas, informou o Crescente Vermelho Iraniano.
Em Israel, 11 pessoas morreram, enquanto 31 foram mortas no Líbano, segundo autoridades locais.