Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Todo passo que uma grande empresa dá deve ser pensado com critério, e, sobretudo, a partir de uma mentalidade baseada em dados. Por isso, se você vê uma casa de apostas oferecendo apostas grátis ou outros bônus relacionados, é bom saber que há muita estratégia por trás disso.
Afinal, como uma operadora pode oferecer vantagens que parecem tão grandes, como, por exemplo, devolver altos valores para quem está começando? Ela pode sofrer prejuízo por causa dessa ação?
O formato das promoções no mercado de apostas
Antes de ir a fundo neste tópico, é fundamental entender a real dinâmica dos bônus em apostas esportivas. Dentre os diferentes benefícios oferecidos, sejam apostas grátis ou baixos valores de depósito em uma plataforma de r$ 5 ou mesmo r$ 1, ali sempre existem regras muito claras. Portanto, qualquer bom apostador precisa estar preparado para fazer a oferta se tornar uma vantagem real e prática.
Assim, o primeiro ponto crucial são os requisitos de aposta e saque. Entre os mais comuns, estão:
- Apostar o valor recebido X ou Y vezes. Ou seja, não basta receber o valor e sacar quando quiser.
- Odds mínimas para esse requisito, chamado de rollover. Podem estar entre 1.40 e 1.70 ou mais, e envolverem apostas múltiplas. Tudo isso já pode reduzir as chances de bons resultados com o saldo recebido.
- Restrições de ganhos, esportes ou mesmo ligas e times específicos.
Ao especificar bem a oferta e suas regras, a plataforma já começa a filtrar bem os possíveis prejuízos que poderia ter. Nas próprias odds,a por exemplo, ela também pode colocar margens feitas exatamente para minimizar essas perdas. Mas, isso por si só não explica como as bets financiam suas apostas grátis. O ponto mais importante vem logo em seguida.
Tudo é uma questão de marketing
A verdade é que, além de reduzir brechas com os requisitos de aposta, a grande chave para as casas conseguirem financiar esse e outros bônus é o marketing. É possível listar inúmeras razões e estratégias aqui, como o possível patrocínio de algumas ligas ou clubes específicos que impulsiona a oferta, ou a própria segmentação de promoções para cada público.
Escolhendo as promoções certas para as pessoas certas, as plataformas podem garantir que o efeito de uma ação, mesmo que gratuita, será positivo. Aliás, o próprio fato de oferecer algo “grátis”, por si só, já é o pontapé dessa tática tão eficaz adotada por quase todo site. Mas, será que essa estratégia de marketing é realmente eficaz? As pesquisas mostram que sim.
Bônus e apostas grátis: o que os números mostram
Um estudo científico realizado em setembro de 2024 e publicado na revista Public Health, com tradução livre “O impacto da publicidade e do marketing de apostas no comportamento dos jogadores em linha: uma análise baseada em dados espanhóis”, traz uma contribuição importante.
Ele mostrou que a cada 1 euro investido em bônus, os apostadores depositam 1,6 euros em suas contas. Isso mostra, com clareza, que apostas grátis podem não apenas ser bancadas, mas podem se tornar uma estratégia lucrativa!
Além disso, é fácil identificar que essa tática traz uma série de outros benefícios, como a retenção de novos clientes, captação de dados desses para oferecer os melhores produtos e até mesmo atraí-los para serviços secundários na plataforma.
Afinal, como um estudo da UK Gambling Comission, uma das reguladoras de apostas mais famosas do planeta aponta, 31% dos 8.000 entrevistados afirmaram que as free bets e bônus os encorajam a apostar mais que gostariam.
Apostas grátis realmente existem? Um pouco de cautela é sempre válido
O cenário de regulamentação das apostas no Brasil impõe medidas muito claras para evitar que propagandas e bônus sejam desleais. Nesse sentido, as plataformas precisam estar muito atentas a como divulgarão cada oferta promocional.
Se por um lado o termo apostas grátis é bastante utilizado, por outro, é muito difícil encontrar bônus que realmente não exijam difíceis requisitos para finalmente serem convertidos, quem sabe, em um saque.
Os apostadores, do seu lado, devem saber aplicar muito bem boas estratégias de apostas, já que contar com essas promoções, por si só, não basta para se beneficiarem de verdade. Portanto, é necessário saber muito bem o que fazer com cada vantagem, e claro, as plataformas são as responsáveis por deixar isso muito bem claro.