Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Em uma cerimônia pouco convencional em Las Vegas, Nevada, Aaron Chervenak selou seu casamento com seu smartphone. O evento, que aconteceu no último fim de semana, terminou com as palavras inusitadas: “Os declaro esposo e smartphone”.
Antes do momento final, Chervenak havia colocado um suporte para celular em formato de anel em seu dedo anular, simbolizando seu compromisso com o aparelho.
Em um vídeo para a Kaspersky Lab UK, Chervenak explicou sua decisão: “Conectamos com nossos telefones em muitos níveis emocionais. Buscamos no conforto para nos acalmar, dormir, tranquilizar nossas mentes, e para mim, isso também é o que caracteriza um relacionamento. Assim, de certa forma, meu smartphone tem sido meu relacionamento mais longo. Por isso decidi ver como seria realmente casar com um telefone.”
O Casamento com o Smartphone
Após perceber a profunda conexão com seu celular, Chervenak entrou em contato com uma capela para ver se estariam dispostos a realizar uma “cerimônia ligeiramente pouco ortodoxa”. Ele ficou satisfeito ao saber que estavam mais do que dispostos a celebrar o evento. “Acredito que estavam muito entusiasmados com a perspectiva”, disse. “É algo diferente e novo.”
Vestido com um traje formal preto e com seu celular protegido por uma capa branca e um suporte em formato de anel, Chervenak e seu smartphone se posicionaram no altar enquanto um oficiante conduzia a cerimônia. “Estamos reunidos aqui hoje em Las Vegas para testemunhar e celebrar a união de Aaron e seu smartphone”, declarou o celebrante.
Mais tarde, o oficiante perguntou a Chervenak: “Aaron, você aceita este smartphone como sua legítima esposa? Promete também amá-la, honrá-la, confortá-la, cuidá-la e ser fiel?” Chervenak respondeu: “Aceito.”
Legalidade e Futuro da União
Embora a cerimônia tenha sido realizada e Chervenak tenha assinado um documento, essa união não possui validade legal. “Ainda não é legal casar com smartphones, mas o que espero que minha ‘cerimônia’ consiga é, de alguma forma, servir como um gesto simbólico para mostrar o quanto nossos telefones estão se tornando valiosos em nossas vidas diárias e, com sorte, fazer com que outros reflitam sobre suas próprias relações com seus dispositivos”, concluiu Chervenak.
O futuro desse “casamento” enfrenta desafios inevitáveis. Como qualquer tecnologia, o smartphone de Chervenak eventualmente apresentará problemas técnicos. Com o tempo, falhas, desgastes ou a chegada de novos modelos podem tornar o dispositivo atual obsoleto. Isso ressalta a natureza efêmera das relações com dispositivos tecnológicos, em contraste com compromissos humanos duradouros.
Alguns comentários sobre o vídeo de Kaspersky Lab UK incluíram: “Em 18 meses ele o trocará” e “Vou me casar com minha geladeira, já está de branco.” Outros usuários destacaram: “Este é um comentário social bastante acertado sobre o estado da adição da sociedade aos dispositivos portáteis e à tecnologia em geral.”