Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para quinta-feira (26) e sexta-feira (27) indica tempo nublado e chuvas fortes, que podem causar impactos significativos à população em diversas áreas do país, especialmente na região Sudeste.
De acordo com o INMET, as condições climáticas resultam da provável formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Esse sistema será responsável pelas precipitações intensas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, com maior concentração no sudoeste da Amazônia, avançando pelo Centro-Oeste e Sudeste até o Oceano Atlântico.
As chuvas devem persistir até segunda-feira (30), com maior intensidade no estado de São Paulo, principalmente nas áreas próximas à divisa com Minas Gerais. Nessas regiões, o acumulado de precipitação pode ultrapassar 100 mm em um período de 24 horas.
A Defesa Civil de São Paulo emitiu estado de alerta na tarde desta quarta-feira (25) para a capital, municípios da região metropolitana, litoral e interior. Apesar da intensidade das chuvas, até o momento do fechamento desta reportagem, não havia registro de ocorrências graves na capital e região metropolitana, embora vários pontos de alagamento tenham sido identificados.
Nas demais regiões de São Paulo, o cenário também inclui pancadas de chuva e trovoadas ocasionais, devido à chegada de novas áreas de baixa pressão vindas do sul do país, associadas a um ciclone extratropical distante localizado próximo à costa do Rio Grande do Sul.
Em nota, a Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no estado, informou que 38 mil imóveis ficaram sem energia na região metropolitana, sendo a maioria na capital, com 26.587 unidades afetadas.