Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Brasil recebeu neste sábado (15) o quarto voo de deportados dos Estados Unidos, com 135 brasileiros a bordo. O voo, que partiu do território norte-americano, fez seu primeiro trecho com destino à Fortaleza, capital do Ceará, e pousou às 11h20 da manhã. Após a parada em Fortaleza, a aeronave seguiu para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Com essa nova repatriação, o número total de brasileiros deportados dos EUA sobe para 498. O primeiro voo trouxe 158 deportados, o segundo, 111, e o terceiro, 94. O transporte tem sido realizado pelas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), um processo que teve início após as rigorosas medidas de imigração implementadas pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Em Belo Horizonte, a sala de autoridades do aeroporto foi temporariamente transformada em um Posto de Acolhimento aos Repatriados. Segundo o governo federal, o serviço de recepção inclui água, alimentação, pontos de energia, internet e banheiros, além de apoio psicológico e social. Uma equipe multidisciplinar, composta por assistentes sociais e psicólogos, está à disposição para oferecer suporte aos deportados.
Além do acolhimento, os repatriados receberão orientações sobre a regularização migratória e assistência para o deslocamento até suas cidades de origem. O serviço também oferece suporte para o contato com familiares e, quando necessário, acolhimento temporário.
Entre os deportados, dez menores de idade estavam a bordo do voo, conforme informou o UOL.
