Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou na manhã desta sexta-feira (11) a Operação Gilhotina, com o objetivo de cumprir sete mandados de prisão contra integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP) no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, Zona Norte da cidade. Os alvos da operação são acusados de envolvimento em roubos, tráfico de drogas, homicídios e tentativas de homicídio.
A ação contou com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da 22ª DP (Penha), e é resultado de uma investigação de seis meses, que reúne três inquéritos da 20ª DP (Vila Isabel). Durante a chegada dos agentes, houve troca de tiros com os criminosos. A polícia apreendeu um fuzil, munições, carregadores e drogas.
Segundo a investigação, o TCP mantém um núcleo responsável pela execução de rivais, agravando os constantes confrontos com traficantes do Comando Vermelho (CV), que domina o Morro São João, no Engenho Novo, comunidade vizinha.
A delegada Camila Lourenço, responsável pelas investigações, detalhou o cenário de violência:
“Essa investigação é oriunda de três inquéritos que apura a atuação da narcotraficância na região dos Macacos, o tribunal de execução que é composto pela cúpula de traficantes da região ali do Morro dos Macacos, todos esses bastidores da guerra envolvendo as facções do Comando Vermelho e do Terceiro Comando.”
Ainda de acordo com a polícia, alguns integrantes do TCP migraram para o Comando Vermelho, o que desencadeou represálias por parte da facção original. Familiares desses ex-integrantes têm sido ameaçados, expulsos e até mortos na comunidade.
