Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma aeronave de pequeno porte carregada com aproximadamente 200 quilos de skunk foi interceptada pela Força Aérea Brasileira (FAB) no sudoeste do Pará na tarde de quinta-feira (15). Segundo informações divulgadas pela FAB nesta sexta-feira (16), o avião foi alvo de tiros antes de realizar um pouso forçado em uma área remota.
Imagens divulgadas pela Força Aérea mostram a aeronave em chamas, consumindo parte da carga de drogas. A FAB e a Polícia Federal (PF) informaram que os ocupantes incendiaram a aeronave logo após o pouso e fugiram do local. Até a manhã desta sexta-feira, nenhuma prisão havia sido efetuada. A PF suspeita que havia duas pessoas a bordo do avião. Um inquérito será instaurado ainda nesta sexta para investigar o caso.
A aeronave suspeita foi detectada pelos radares da Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo enquanto sobrevoava o sudoeste do Pará. Dois caças da Força Aérea Brasileira realizaram a interceptação. Em nota, a FAB detalhou os procedimentos: “Os pilotos da FAB realizaram o reconhecimento à distância e a interrogação da aeronave, seguidos por procedimentos de intervenção, incluindo ordens de mudança de rota e persuasão (tiro de aviso)”.
O avião foi localizado na comunidade Travessão do Cajueiro, a 150 km do centro de Altamira. A aeronave ficou completamente destruída pelo fogo, que também atingiu parte da carga de skunk. A área de pouso era uma clareira em meio à baixa vegetação, o que permitiu a aterrissagem forçada.
As imagens divulgadas pela FAB mostram o momento em que o helicóptero de resgate da própria força aérea pousou no local. Ao chegarem, os militares não encontraram nenhum suspeito. Apesar das chamas, foi possível retirar e apreender parte da droga.
“A apreensão dos entorpecentes encontrados no interior da aeronave (200kg de skunk) ficou sob responsabilidade da Polícia Federal, que conduzirá as investigações para identificar os envolvidos e apurar as circunstâncias do voo irregular”, comunicou a FAB. A Polícia Federal informou que a droga apreendida passará por pesagem nesta sexta-feira para confirmar a quantidade exata.
