Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, confirmou nesta sexta-feira (16) que as exportações brasileiras de carne de frango para a União Europeia e para a China estão suspensas temporariamente, após a detecção do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil. O caso foi registrado no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
A suspensão segue protocolos sanitários firmados entre os países e o Brasil para esse tipo de ocorrência. “A gente já vinha em tratativas com o órgão oficial sanitário chinês para revisão do protocolo, como conseguimos com os Emirados Árabes, Reino Unido e Japão. [O objetivo] era restringir a um raio de 10 km a suspensão comercial, caso viesse a ocorrer algum caso [de gripe aviária]”, afirmou Fávaro em entrevista à GloboNews. No entanto, a China mantém atualmente o embargo à carne de frango de todo o território nacional sempre que um caso é registrado. Diferente da China, os demais países citados pelo ministro adotam uma restrição localizada, o que permite a continuidade das exportações de regiões não afetadas. A expectativa do governo federal é negociar a adoção do mesmo critério com os chineses, considerados um dos principais mercados da proteína brasileira.
Com a confirmação do caso, o governo decretou estado de emergência zoossanitária em um raio de 10 km da granja afetada. As aves do local foram eliminadas por orientação sanitária, segundo a Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul. O Ministério da Agricultura divulgou nota reforçando que não há risco à saúde pública: “A doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo”. O ministério também informou que está adotando medidas para conter e erradicar o foco da doença, ao mesmo tempo em que busca garantir a capacidade produtiva e o abastecimento interno. “O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)”, acrescenta a nota.
O Brasil exporta carne de frango para quase 200 países. A recente suspensão, porém, acende um alerta no setor agropecuário sobre possíveis impactos na economia e no preço dos alimentos, como já ocorreu nos Estados Unidos, onde surtos de gripe aviária provocaram o abate de milhares de aves e aumentaram o valor do frango e dos ovos no mercado local. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]

Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
