Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A partir desta sexta-feira (30), aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terão um novo canal para verificar possíveis descontos associativos não autorizados em seus benefícios: as 4.730 agências dos Correios em todo o país. A medida visa facilitar o acesso para aqueles que têm dificuldade com a internet.( Lista das agências aqui).
Para quem já está familiarizado com os meios digitais, a consulta e o pedido de reembolso continuam disponíveis pelo aplicativo Meu INSS, pelo site do INSS (clique para acessar: site do INSS) e pela Central 135. O INSS adverte que “Caso o segurado já fez a consulta por um desses meios, não é necessário ir a uma agência dos Correios”.
Milhões de pedidos de ressarcimento e como consultar
O INSS já notificou 9 milhões de segurados que foram vítimas de fraude. Até o último domingo (25), em apenas 12 dias, 2.124.024 aposentados e pensionistas já haviam solicitado ressarcimento pelos canais digitais.
Para encontrar a agência dos Correios mais próxima, os beneficiários podem acessar o link com a lista completa de unidades participantes (link com a lista completa), ou verificar a lista no site dos Correios (site dos Correios). A Central 135 também pode fornecer essa informação.
Para o atendimento presencial, basta levar um documento de identificação oficial. Não é necessário apresentar extrato, contracheque ou comprovante de inscrição. Caso o beneficiário esteja impossibilitado de comparecer, um representante legal poderá ser atendido mediante apresentação de procuração autenticada; neste caso, o acesso será restrito à consulta, sem possibilidade de alterações cadastrais.
O que pode ser feito nas agências e alerta contra golpes
Nas agências habilitadas, os aposentados e pensionistas poderão:
- Consultar se foi feito algum desconto no benefício.
- Requerer a contestação de descontos não autorizados.
- Reconhecer a autorização de algum desconto.
- Consultar sobre o resultado da contestação (15 dias úteis após a entrada).
- Analisar e contestar a documentação apresentada pela associação.
- Imprimir o protocolo, com orientações para acesso pelo 135 e Meu INSS.
Todo o atendimento será gratuito, realizado por equipes treinadas, com prioridade garantida aos aposentados e pensionistas em agências com sistema de gestão de filas ou guichês exclusivos.
O atendimento estará disponível de forma contínua, sem prazo final para solicitar o ressarcimento. “Não precisa se preocupar em ir logo no início”, adverte o INSS, garantindo que todos serão atendidos com tranquilidade.
O governo federal e os Correios estão planejando levar esse atendimento até os lugares mais distantes, com ações itinerantes e busca ativa. É fundamental estar atento: ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos beneficiários. Se alguém aparecer dizendo ser dessas instituições, é golpe!
