Ao menos 43 cidades do estado de São Paulo decidiram cancelar o carnaval em 2022 por conta da pandemia. Dentre elas estão Botucatu, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano. Será o 2º ano seguido que o evento não ocorrerá nesses municípios.

Embora as taxas de ocupação estejam baixas e os índices da doença registrem melhoras no comparativo com os piores meses da pandemia, na avaliação de alguns gestores municipais, o momento é de cautela.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

As prefeituras temem que a folia possa gerar uma nova onda de contaminação do novo coronavírus e voltar a elevar o número de casos e óbitos pela doença.

A média móvel diária de mortes é de 72 nesta terça-feira (23) no Estado de São Paulo. O valor é 15% maior do que o registrado há 14 dias, o que para especialistas indica tendência de estabilidade.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Já a média diária de casos é de 1.400, valor 33% maior do que o de 14 dias, o que aponta alta.

Outra justificativa citada é a situação econômica de alguns municípios, que alegam não ter verba para a festa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Em Sorocaba, por exemplo, a Prefeitura comunicou às escolas de samba que não vai disponibilizar recursos públicos para a festa, mas escolas estão se organizando para fazer um Carnaval paralelo — permitido pela gestão municipal.

Taubaté também cancelou o evento oficial, mas permitiu que cada escola organize sua própria festa dentro de suas respectivas sedes. Já em Jundiaí foi proibido qualquer tipo de festa.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Na capital paulista, o cronograma segue mantido. No início do mês, a prefeitura recebeu 867 inscrições para desfiles de blocos de rua.

A realização da festa depende da situação da pandemia, mas a gestão municipal já sinalizou que o evento deve ocorrer sem restrições sanitárias. A previsão é a de que 15 milhões de pessoas participem do Carnaval 2022 na capital paulista.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

De acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional de São Paulo, as cidades têm autonomia para decidir sobre a realização do evento e não precisam informar a gestão estadual.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO