CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quatro anos após Sol Nascente (2016), a atriz Daniele Suzuki relembrou um momento delicado de sua carreira ao participar de live com Bruna Aiiso. Ela expôs o preconceito dos bastidores da trama da Globo e a troca por Giovanna Antonelli no papel da protagonista Alice Tanaka.  Na época, a decisão de escalar uma atriz não-oriental para o papel de uma personagem de descendência japonesa foi vista como controversa e racista. O papo com Suzuki aconteceu em 16 de junho, mas o trecho sobre a troca de atrizes viralizou neste domingo (30) nas redes sociais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Na época, me falaram, primeiramente, que eu não ia ser a protagonista porque eles queriam uma menina mais jovem. Falei: ‘Tudo bem. Não tem problema nenhum’. Até porque essa novela tinha sido escrita pelo Walther Negrão para mim. Ele me chamou para conversar, falou que há três ou quatro anos queria escrever uma novela para mim”, relembrou. “Ele tinha pesquisado a minha vida. Então, fez a história com japoneses com italianos, porque é a minha história. Ela era designer, porque eu fiz desenho industrial. Ela surfava porque eu surfava. Enfim, ele foi todo construído em cima da minha vida real”, disse Danni.

Veja a live:

Internautas classificaram “racismo” a atitude da emissora carioca:

“Pra quem não lembra, Segundo Sol foi uma novela ambientada na Bahia (em Salvador, cidade mais negra fora da África) com o elenco majoritariamente branco, inclusive a personagem de Giovanna era uma marisqueira. Já em Sol nascente o elenco amarelo era bem reduzido. E sim, o nome disso é racismo”, escreveu um intarnauta.

“Racismo e misoginia andando de mãos dadas aí. Não basta ela ter sido descartada pra darem lugar a uma branca, ainda deram a desculpa de que ela era “velha demais” pro papel.”, comentou um usuário do twitter. “O diretor da novela foi o marido da Giovanna, né ? ”, questionou outro.

“Mano, a Giovana Antonelli tem carinha de bb, blz, mas é de 1976 (44 anos hj) e a Dani (que tbm tem carinha de bb), de 1977. Aí a Dani é muito velha pra interpretar a protagonista e pra interpretar a prima da protagonista? Mas a Giovana, não? Os caras nem se esforçam em disfarçar.”, disse outro.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE