A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que já notificou todas as mais de 20 mil operadoras de internet no Brasil sobre o bloqueio do aplicativo X. As operadoras têm até quarta-feira (4) para implementar o bloqueio total da plataforma em território nacional.
As notificações foram enviadas entre sexta-feira (30) e a manhã deste sábado (31). Entre as empresas notificadas está a Starlink, provedora de internet via satélite controlada pelo bilionário Elon Musk, proprietário do X.
O bloqueio foi determinado pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, na última sexta-feira (30). Com a ordem do ministro, a Anatel iniciou a comunicação com os provedores para a suspensão das atividades do aplicativo X no Brasil.
Apesar da decisão de Moraes e da notificação da Anatel, alguns usuários da Starlink ainda conseguem acessar o X neste sábado (31). Além de ordenar o bloqueio, o ministro estabeleceu uma multa diária de R$ 50 mil para aqueles que usarem serviços de VPN para burlar a restrição e acessar a rede social.