Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O empresário Elon Musk, dono do X, tem utilizado sua plataforma para comentar a decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, que determinou a suspensão do X no Brasil. Desde a decisão, Musk fez uma série de postagens, acusando Moraes de ser um “ditador” e afirmando que a toga do ministro é um mero truque para enganar o público.
Em uma de suas publicações, Musk escreveu: “Eu sigo dizendo para as pessoas que esse cara @alexandre (usuário do ministro no X) é o ditador do Brasil, não um juiz. Ele só usa isso como uma fantasia. Ele tem supremos poderes executivos, judiciais e legislativos, também conhecido como ditador. A toga que ele usa é para enganar tolos no Ocidente e fazê-los pensar que ele é um juiz”. A crítica de Musk veio como uma resposta a um post do jornalista Glenn Greenwald.
A decisão de Moraes, que ocorreu na tarde de sexta-feira (30), resultou na suspensão da plataforma X no Brasil após a empresa se recusar a nomear um representante legal no país e a pagar multas por não cumprir ordens judiciais para bloquear perfis e remover conteúdo. O ministro também estabeleceu uma multa diária de R$ 50 mil para quem utilizar VPNs para acessar a plataforma. Juristas têm criticado a sanção, considerando-a exagerada e de difícil aplicação, dado que a principal função da VPN é justamente ocultar a localização dos usuários.
Em resposta à decisão, Musk sugeriu que seus seguidores utilizassem VPNs para contornar o bloqueio. “Agora é um bom momento para baixar uma VPN caso você seja bloqueado”, escreveu Musk na noite de sexta-feira, referindo-se à ferramenta que permite ocultar a localização e burlar bloqueios na internet.
Além disso, Musk republicou uma mensagem do deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS), que estava utilizando uma VPN para acessar o X. Musk comentou: “O atual governo brasileiro gosta de vestir o manto da democracia livre enquanto esmaga o povo sob suas botas”, ao citar a postagem de van Hattem.
O empresário também fixou em seu perfil uma imagem de um meme envolvendo um cachorro com a logomarca do X e uma referência irônica ao ministro Moraes, denominado Alexandre de Voldemort, uma alusão ao vilão da franquia Harry Potter. “Esse meme nunca fica velho”, dizia a legenda.
A postura de Musk não se limitou ao cenário brasileiro. O empresário usou a decisão do STF para ampliar sua crítica sobre a liberdade de expressão global, associando-a às eleições presidenciais dos EUA. Musk alertou sobre possíveis ataques à liberdade de expressão, caso Kamala Harris vença a eleição, e comentou em um post que “os ataques à liberdade de expressão neste ano não têm precedentes no século XXI. Vai acontecer na América também se Kamala/Waltz ganharem poder. Apenas ouçam ao que eles têm dito”.
As eleições presidenciais nos EUA estão marcadas para 5 de novembro, com Kamala Harris e Donald Trump como principais candidatos.