Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Petrobras e a colombiana Ecopetrol anunciaram nesta quinta-feira (05) a maior descoberta de gás da história da Colômbia, que pode triplicar as reservas do país. O consórcio formado pelas duas empresas estima um investimento de US$ 1,2 bilhão na fase exploratória e US$ 2,9 bilhões no desenvolvimento da produção.
A descoberta foi feita a partir da perfuração do poço Sirius-2, iniciado em 19 de junho de 2024. A avaliação preliminar dos resultados revelou volumes superiores a 6 trilhões de pés cúbicos (Tcf) de gás, o que, segundo a Petrobras, pode representar um aumento de até 200% nas reservas atuais da Colômbia.
Localizado a 77 quilômetros de Santa Marta, no norte do país, o poço está a 803 metros de profundidade. A previsão é que a produção de gás natural tenha início em três anos, após a obtenção das licenças ambientais e confirmação da viabilidade comercial, com expectativa de início até 2027.
A produção projetada é de aproximadamente 13 milhões de metros cúbicos por dia, com um período estimado de dez anos. O consórcio é composto pela Petrobras (44,44%) e pela Ecopetrol (55,56%), sendo que a Petrobras, embora tenha participação minoritária, atua como operadora do projeto.
Os investimentos relativos à participação da Petrobras estão previstos no Plano de Negócios da empresa para o período 2025-2029. Em breve, o consórcio dará início à aquisição de dados metaoceânicos e informações ambientais, além de planejar a instalação de um gasoduto para transportar o gás do campo até a unidade de tratamento em terra, junto à implantação de sistemas de produção submarinos.