Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma missão humanitária composta por 62 bombeiros brasileiros foi enviada para combater incêndios florestais na fronteira com a Bolívia. A equipe é formada por 37 agentes da Força Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e 25 bombeiros do DF.
A operação é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), através da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e liderada por um especialista em desastres do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).
De acordo com nota divulgada pelo MRE, os incêndios na região ameaçam o Pantanal brasileiro, o que justifica a ação tanto para auxiliar o combate ao fogo em território boliviano quanto para prevenir que novos focos avancem sobre o Brasil.
A missão atua em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Estão previstos sobrevoos e análises de mapas satelitais para identificar focos de incêndio na fronteira entre a Bolívia e os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Nos últimos dias, foram registrados 112 incêndios no Pantanal, dos quais 18 permanecem ativos, 23 estão sob controle da força-tarefa coordenada pelo Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/Ibama), e 71 já foram extintos.
Parte da equipe brasileira começou a atuar na última quinta-feira (5), com o envio de um grupo avançado à Bolívia. O comando da operação está sendo instalado na cidade de San Ignacio de Velasco, no departamento de Santa Cruz, a cerca de 315 quilômetros da fronteira com o Brasil.