Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O chefe das Nações Unidas, Antonio Guterres, exigiu nesta segunda-feira (1) que os líderes mundiais agissem para “salvar a humanidade” enquanto se reuniam para a histórica cúpula do clima COP26 com avisos em código vermelho de cientistas ecoando em seus ouvidos.
Mais de 120 chefes de estado e de governo se reuniram em Glasgow, na Escócia, na segunda-feira para uma cúpula de dois dias no início da Conferência de Mudança Climática da ONU (COP26), que os organizadores dizem ser crucial para traçar o caminho da humanidade para longe do aquecimento global catastrófico.
A COP26 está sendo considerada vital para a viabilidade contínua do Acordo de Paris, que os países assinaram em 2015 prometendo limitar os aumentos de temperatura global para “bem abaixo” de 2 graus Celsius, e trabalhar para um limite máximo de 1,5ºC mais seguro.
Com um pouco mais de 1 ° C de aquecimento desde a Revolução Industrial, a Terra está sendo atingida por ondas de calor cada vez mais extremas, inundações e tempestades tropicais sobrecarregadas pela elevação dos mares.
“É hora de dizer: basta”, disse Guterres.
“Chega de brutalizar a biodiversidade. Chega de nos matarmos com carbono. Chega de tratar a natureza como um banheiro. Chega de queimar, perfurar e minerar cada vez mais fundo. Estamos cavando nossas próprias sepulturas ”.
Ele também pediu aos líderes globais que façam mais para proteger as comunidades vulneráveis, acrescentando que quase quatro bilhões de pessoas sofreram desastres relacionados ao clima na última década.
“Essa devastação só vai aumentar”, acrescentou.