Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Coca-Cola, sob pressão de ambientalistas por causa de suas políticas de embalagem, prometeu usar embalagens reutilizáveis para pelo menos 25% de suas bebidas até 2030.
A gigante dos refrigerantes anunciou a promessa na quinta-feira (10), dizendo que seria implementada globalmente através das garrafas de vidro e plástico que vende aos consumidores e através dos recipientes usados em bebedouros e dispensadores de refrigerante.
Os contêineres recarregáveis representaram cerca de 16% do volume total em 2020, disse a Coca-Cola.
“Embalagens reutilizáveis estão entre as maneiras mais eficazes de reduzir o desperdício, usar menos recursos e diminuir nossa pegada de carbono em apoio a uma economia circular”, disse Ben Jordan, diretor sênior de embalagens e clima da Coca-Cola.
Mas a coalizão #Breakfreefromplastics, que classificou a empresa como a maior poluidora de plástico do mundo por causa de seu uso histórico de recipientes plásticos descartáveis, fez apenas elogios moderados.
“O anúncio da Coca-Cola de que estão expandindo globalmente sua meta de embalagens reutilizáveis é definitivamente um passo na direção certa”, disse Emma Priestland, coordenadora global de campanhas corporativas do grupo.
“A série de promessas quebradas da empresa no passado, no entanto, nos obriga a receber este anúncio com algum ceticismo.”
O grupo de defesa As You Sow, que elaborou uma proposta de acionistas pedindo maior uso de garrafas recarregáveis, elogiou o anúncio.
Conrad MacKerron, vice-presidente sênior do grupo, disse estar “satisfeito” com o compromisso da Coca-Cola, acrescentando que “esta ação tem o potencial de reduzir substancialmente a quantidade de garrafas plásticas descartáveis usadas, muitas das quais acabam como poluição plástica.”
Como a You Sow disse, fará uma análise adicional do compromisso para determinar se retirará sua proposta de acionista.
jum-jmb/cs