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Um novo estudo conduzido por pesquisadores da Escola de Saúde Pública T.H. Chan de Harvard revelou que a substituição de ônibus escolares a diesel por ônibus elétricos pode gerar uma série de benefícios climáticos e de saúde, totalizando até US$247.600 por ônibus individualmente (1.287.920 BRL).
ram que os benefícios, que incluem a redução das emissões de gases de efeito estufa e das taxas de mortalidade adulta e asma infantil, são mais acentuados em grandes cidades e entre frotas de ônibus mais antigos, fabricados em 2005 ou antes. Este estudo, que será publicado nos Anais da Academia Nacional de Ciências em 20 de maio de 2024, marca a primeira vez em que esses benefícios foram quantificados de maneira específica para os ônibus escolares elétricos.
O estudo aponta que a transição para ônibus escolares elétricos não apenas beneficia a saúde individual, mas também tem um impacto positivo na saúde pública e no meio ambiente. No entanto, a decisão de substituir os ônibus a diesel por elétricos é desafiadora para as autoridades locais, estaduais e federais, devido aos altos custos e à falta de conhecimento sobre os benefícios para a saúde.
Os pesquisadores compararam as emissões de dióxido de carbono dos ônibus escolares a diesel com a geração de eletricidade e produção de baterias dos ônibus escolares elétricos para quantificar o impacto no clima. Além disso, analisaram como essas emissões afetam a qualidade do ar, especialmente em relação às partículas finas (PM2.5), que têm sido associadas à mortalidade adulta e ao desenvolvimento de asma infantil.
Os resultados revelaram que a substituição de um ônibus escolar a diesel médio por um elétrico resultou em US$84.200 em benefícios totais por ônibus individualmente. Enquanto cada ônibus elétrico emitiu 181 toneladas métricas a menos de dióxido de carbono do que seus equivalentes a diesel, resultando em US$40.400 em benefícios climáticos. Ademais, cada ônibus escolar elétrico foi associado a US$43.800 em economias de saúde, devido à menor poluição do ar e à redução das taxas de mortalidade e asma infantil.
Os pesquisadores também observaram que os benefícios de saúde variam dependendo da localização e da idade dos ônibus a diesel sendo substituídos. Áreas metropolitanas densas, com mais de um milhão de habitantes, são as que mais se beneficiam da eletrificação das frotas de ônibus escolares, devido à melhoria da qualidade do ar.
Apesar dos benefícios destacados pelo estudo, os pesquisadores ressaltam que não abordaram como os ônibus escolares elétricos afetam a exposição das crianças à poluição do ar enquanto estão dentro do veículo em trânsito.